O que é a tendência, propriamente dita, para você? Tem quem considere um modismo, ou que o termo se trata de algo efêmero, que simplesmente vem e vai. Porém, a meu ver, tendência nada mais é do aquilo que a maioria das pessoas está buscando adotar para o seu modo de viver. E esse esforço é refletido na moda, por meio dos estilos de roupas, no design dos mobiliários e nos imóveis. Todo esse universo movimenta o olhar sobre como nós, profissionais da área, trabalhamos a arquitetura e decoração de interiores dos projetos.

O que eu tenho percebido como tendência, principalmente nestes dois últimos anos, é que as pessoas estão em busca de imóveis maiores, sendo eles residências, em sua maioria. Casas no interior de São Paulo, por exemplo, figuram entre as preferências, em função da possibilidade real do trabalho remoto. Ainda assim, ao mesmo tempo que a procura por lares mais amplos segue aquecida, percebo que o mercado de aptos menores, como os estúdios, não desaqueceu. Essa movimentação se justifica, pois quem está migrando das capitais para as cidades mais tranquilas, também precisa considerar a existência de um cantinho pequeno, perto das empresas, para que possam se hospedar e sentir-se no contexto de um lar.

Para aqueles que optam por aptos menores, percebo também uma preferência específica: a estrutura de um condomínio composto por uma área de lazer completa, incluindo ala gourmet, piscina, espaço para trabalhar – os novos empreendimentos já consideram uma ambientação similar ao coworking, com mesas, poltronas e wifi –, e lavanderia compartilhada, uma vez que a maioria dos estúdios não comportam espaço para uma lava e seca. 

E o que dizer do escritório em casa? Essa sim é uma das principais mudanças que, a princípio, chegou como uma medida provisória para se tornar uma realidade. E tenho certeza de que, se você mudou de casa nesses últimos tempos, também procurou uma planta com a oportunidade de transformar um ambiente em home office, não é mesmo? Pois é! Espaço em estrutura completa, que seja separado da área social, é o queridinho do momento, tanto para permanecerá está 100% em casa, quanto para quem já está adotando o sistema híbrido de trabalho. 

Agora, em se tratando da parte social como um todo, a integração dos ambientes compete por um dos significados do morar bem. Cada vez mais as pessoas estão procurando por layouts versáteis, que possam atender os vários momentos do dia a dia. Então, ter um home office, uma cozinha bacana, que seja integrada ou não, é o que está na mente daqueles que anseiam por mudanças no lar.  

Resumidamente, tendência para mim, é a busca pela qualidade de vida, muito mais que algum traço específico da decoração. Tenho plena convicção que o período que seguimos atravessando trouxe à luz a necessidade de conforto em todos os momentos… seja no trabalho, em nossas atividades cotidianas, como para sentir o prazer de recepcionar familiares e amigos.

Cristiane Schiavoni (@cristianeschiavoni)

Arquiteta pela FAUUSP, toca há duas décadas seu escritório com projetos de arquitetura, interiores e reformas marcados pela ousadia no uso de materiais e acabamentos inovadores e versáteis.

Arte, cultura e gastronomia no Mirante Laje da Pedra

Artigo Anterior

Construções Sustentáveis: que cuidados são necessários

Próximo Artigo

Separamos para você