Superlimão é vencedor do IAI Design Award 2024, mais importante premiação de arquitetura e design da Ásia, na categoria Most Creativity. O prêmio, que reconhece anualmente o escritório mais criativo do mundo, considera o conjunto da obra do escritório brasileiro, fundado em 2002 e liderado pelos sócios Antonio Carlos Figueira de Mello, Lula Gouveia e Thiago Rodrigues. Em junho, Lula e Thiago foram à China para a cerimônia de premiação, onde estiveram ao lado de Steven Holl, um dos arquitetos de maior referência no mundo e vencedor da categoria Lifetime Achievement Award. Com o reconhecimento, o Superlimão se torna o quinto vencedor da categoria – e o primeiro representante do Brasil a conquistá-lo desde a sua fundação. 

Multidisciplinar e com portfólio que abrange diversas áreas da arquitetura, as criações do Superlimão estão focadas em proporcionar experiências qualificadas e estimulantes para as pessoas nos mais variados ambientes, sejam eles escritórios, restaurantes, bares, lojas, residências, edifícios, ou até mesmo no desenho urbano.  

A expertise, resultante da compreensão profunda dos diversos tipos de usuários e programas, reflete a sinergia entre eficiência e criatividade do escritório. Veja alguns dos projetos destaques do Superlimão: 


1. Fachada Showroom Riccó 

O desafio neste projeto era propor uma fachada nova a uma edificação já existente em uma avenida de grande fluxo, que conferisse visibilidade e transmitisse atributos ligados a uma centenária marca de mobiliário corporativo. Em um terreno de esquina, a Riccó se estabeleceria reposicionando seus conceitos mais importantes, como a tradição e a precisão de sua produção. 

Após diversos estudos de materiais e volumetria, optamos por um envoltório metálico remetendo a Origamis e inspirados pelo modelo Miura-Ori, criado pelo astrofísico japonês Koryo Miura. Foram usadas cerca de 600 peças em chapas de alumínio composto, beneficiadas na própria estrutura fabril da Riccó. 


2. Cervejaria Toca do Urso 

O projeto para a Toca do Urso da Cervejaria Colorado, em sua cidade natal, Ribeirão Preto (SP), apresenta um espaço que simula uma caverna para receber visitantes. O grande diferencial está na utilização de diversas técnicas vernaculares e passivas para se criar um microclima agradável em uma região extremamente quente e pouco ventilada, sem enclausurar o ambiente e sem depender de técnicas ativas de condicionamento. 

O formato circular do salão da Toca do Urso é constituído de paredes de gabião, que possuem ótima absorção e garantem conforto térmico dentro do salão, mesmo quando lotado, com mais de 150 pessoas. Além disso, o ângulo da cobertura ajuda a refletir o som e direcioná-lo para a área externa – como uma placa de rebatimento –, o que não só reduz o ruído interno, mas distribui de forma uniforme o som das bandas que se apresentam. Semi-enterrado e rodeado de vegetação, o formato também ajuda a bloquear o ruído da rodovia que está próxima à entrada da fábrica. 
 

3. Espaço Multicultural Lote SP 

O Lote, espaço multicultural dedicado à música e ao graffiti em São Paulo, tem a proposta de revitalizar a região tradicionalmente ligada ao graffiti e à cultura urbana. Entre suas principais características, destaca-se a coexistência com o espaço público. 

No espaço de aproximadamente 650m², o partido arquitetônico foi criar uma topografia urbana que se destacasse em relação ao entorno para servir de fundo para novos graffitis, criando também um passeio com subidas e descidas que remetem às características ladeiras da Vila Madalena. Para isso, uma “montanha urbana” triangular, formada por contêineres, propõe um percurso de descobertas sobre o bairro: ao avançar pelas rampas e escadas, surgem horizontes que revelam a Vila Madalena arborizada e repleta de casas – vista atualmente reservada aos grandes prédios da região. 


4. Damyller  

Para marcar os 40 anos da marca, criou-se o projeto da loja conceito da marca em Curitiba, visando reforçar atributos de sustentabilidade, aconchego, inovação e rejuvenescimento de marca, levando atemporalidade ao espaço e grande destaque ao jeans. A intervenção no espaço foi total, modificando o conceito e design da loja e construindo uma nova desde o início. 

Tendo como diretriz transmitir os princípios da fábrica, unificando principalmente as linguagens de sustentabilidade, o projeto do Superlimão buscou atingir o propósito a partir da escolha dos materiais, de forma que estes transmitissem a história e o significado da marca através da arquitetura. 


5. Westwing Campinas 

Seguindo o conceito criado pelo escritório para a adaptação ao mundo físico da marca, reconhecida por seu e-commerce, a premissa foi trabalhar o conceito de omnichannel por meio da arquitetura. Com isso, a jornada pela loja se assemelha à experiência do cliente no site da Westwing. Além da navegação simplificada e disposição intuitiva dos produtos, computadores e tablets distribuídos pelo espaço permitem ao consumidor a expansão da experiência ao conectar e complementar as duas dimensões. 


6. Bullguer Centro 

O centro de São Paulo caracteriza-se pela diversidade de entornos de naturezas distintas que podemos encontrar. Entre calçadões e viadutos, o cenário, que por vezes se apresenta inóspito ou caótico, pode oferecer um acolhimento momentâneo em um ambiente seguro. E, por que não com fritas e maionese à parte?  

Toda a operação da loja, voltada para sua melhor eficiência em vazão sob demanda, abastecimento e manutenção, se acomoda no limite com a calçada, atendendo a crescentes pedidos de aplicativos de entrega. O fluxo interno da loja, guiado por sistemas de autosserviço e atendimento, torna a experiência centrada no cliente de forma livre. Os sistemas de mesas, sofás e booths derivam de estruturas metálicas modulares que se desconstroem pelo salão, interligando os andares por um pé direito triplo com iluminação natural. 


7. Idea Zarvos  

A nova sede da Idea Zarvos deveria atender a um grande fluxo de pessoas e reuniões. O escritório, em um edifício comercial desenvolvido pela própria incorporadora, ocupa um espaço no nível térreo da edificação com acesso a um nível inferior que é integrado a uma área externa. 

Na entrada está o núcleo funcional em um mesmo volume, integrando um banco e todo o controle de iluminação do escritório. Este mesmo módulo abriga a área técnica e de impressão, e em seu interior, banheiros e lockers – onde os funcionários podem guardar seus pertences para um ambiente de trabalho mais organizado. 


8. Escritório Canary  

Buscando aliar a receptividade a um público jovem típico das startups com a seriedade dos ambientes de transações financeiras, o projeto do escritório se destaca pela adoção de cores fortes – trazendo diferentes sensações aos ambientes de entrada, da copa e das salas de reuniões –, e pelo forro com tecidos em estrutura metálica calandrada que também suporta os spots. O forro buscou solucionar o problema de acústica criado pelo pé direito alto, e foi desenhado especialmente para o projeto com inspiração em um ninho de pássaros. 

A premiação 
O IAI Most Creative Award foi estabelecido em 2019 como a mais alta distinção do IAI Design Award, representando não apenas a excelência do vencedor, mas também da produção arquitetônica do seu país de origem. Concedido a apenas um candidato por ano, este prêmio é altamente exclusivo e não é submetido a inscrições diretas. Os vencedores são selecionados por meio de indicações e podem ser indivíduos ou organizações. Desde sua criação, o prêmio tem sido conquistado por renomados arquitetos e instituições, como Giankarlo Mazzanti, Laurent Troost, SelgasCano e Architecture. 

—– 
Sobre o Superlimão 
Acreditamos que a arquitetura permite a realização de inspiradoras experiências humanas cotidianas. Em corpo, mente e alma, pessoas habitam em trânsito contínuo todo tipo de construção, escrevendo histórias e significados. Criar, através de processos inovadores, concepções de espaços que questionem os modelos existentes, superando-os, ampliando seus acertos, para entregar ao cliente o espaço arquitetônico perfeito/ideal para a realização de experiências completas de suas histórias de vida. Somos todos iguais em nossas diferenças. No superlimão, somos todos arquitetos, mas cada arquiteto com sua especialidade e compreensão de mundo, que colaboram para construir o jeito multifacetado e multidisciplinar Superlimão. 

Grama bem cuidada pode evitar acidentes em rodovias

Artigo Anterior

Escritório Alfa 2 Arquitetura assina nova sede do Grupo OLX na Avenida Paulista

Próximo Artigo

Separamos para você