Cada vez mais, arquitetos e profissionais da área buscam por uma arquitetura mais humana, espaços que não são vitrines, que na verdade são experiências. Espaços que no dia a dia nos trazem uma vivência real e bem-estar com muita funcionalidade.

Acredito que quanto mais entendemos o nosso cliente e o que ele está buscando para seu projeto, mais somos assertivos nos resultados. Podemos e devemos verificar o que os clientes têm atualmente e o que desejam utilizar; quais mobiliários e/ou objetos trazem uma memória afetiva e podemos repaginar com algum acabamento mais moderno ou dar uma nova função.

Ao iniciar o projeto, pare e pense se conseguiu entender seu cliente, se as informações que você tem vão te ajudar a traduzir esse sonho de morar bem ou de ter um escritório com a cara da marca do seu cliente.  Traga cores, texturas e odores que possam trazer uma sensação confortável. Algo inovador, mas que em algum ponto se conecte com a essência desse cliente.

Lembre-se que a casa é onde nos conectamos com nossas memórias, é o lugar onde buscamos por aconchego e tranquilidade. E nosso ambiente de trabalho idem, o que muda é o sujeito que você precisa estudar e decifrar para apresentar o projeto.

Quando temos a técnica, fica muito fácil sair desenhando, dentro das normas e proporções necessárias. Conhecemos estilos e o que fica bem neles, mas o mais importante é essa conexão com as pessoas, pois somos tradutores de sonhos, certo?

Pessoas se conectam com pessoas e com o que elas fazem. Entenda seu cliente e o que é importante pra ele. Faça o projeto se imaginando dentro dos ambientes, como se estivesse vivendo nos espaços que está projetando.

Às vezes, queremos usar um material novo, mas se esse material não tem a ver com o estilo do cliente ou não se encaixa com o valor do investimento não insista, procure por algo que se encaixe melhor.

A conexão com seu cliente vai trazer uma arquitetura mais humana, cheia de significados para quem vai viver ou trabalhar nesse espaço. Na dúvida, faça um teste e observe os resultados!

Pati Cillo (@paticillo_arquitetura)

Expert em tendências globais de arquitetura, sustentabilidade, design e tecnologia, acumula duas décadas de experiências em obras residenciais, comerciais e corporativas.

Corredor e áreas de circulação

Artigo Anterior

Trisul Lab: programa de inovação

Próximo Artigo

Separamos para você