Foto: Julia Herman

A função do corredor ou áreas de circulação é interligar os ambientes e o ideal é serem espaços livres e desimpedidos. Apesar destes espaços terem a capacidade de criar uma sensação de privacidade e ao mesmo tempo interligação, precisamos tomar alguns cuidados.

Os corredores ou áreas de circulação podem ser muito mais do que apenas ambientes de passagens. Podem ser espaços que criam sensações, despertam curiosidade e até uma sensação de prazer ao passar por eles. Além de transmitir a personalidade de quem mora no local.

Evite corredores muito escuros, uma boa iluminação é importante. E você pode brincar com uma iluminação mais cênica, destacando um forro de gesso diferenciado ou então quadros ou fotos penduradas. Uma solução fantástica é trabalhar com iluminação natural/zenital em uma residência, quando possível. 

O corredor é um local da casa para ousar: por ser um ambiente de passagem e não um de longa permanência, não é necessário ter medo das cores ou de objetos decorativos inusitados. O importante é ter certeza de que tudo o que você está planejando inserir na passagem tem o tamanho certo para não ocupar espaço demais.

Para que a circulação de pessoas e o transporte de malas e móveis (em caso de mudança, por exemplo) ocorram de modo confortável, é recomendado que os corredores tenham, no mínimo, de 90 cm a 1 m de largura.

O uso dos espelhos faz diferença no ambiente, trazendo mais luz e mais amplitude para o espaço. Criar uma gallery wall também é uma maneira de decorar um corredor ou uma área de circulação. E investir em passadeiras ou tapetes decorativos é uma possibilidade. Agora, se sua área de circulação for larga, você pode até apostar numa boa marcenaria, criando estantes e nichos para armazenar livros e outros objetos ou até um home office.

Quando falamos em corredores externos, devemos lembrar que de simples ele pode se tornar um lindo jardim. Podemos apostar em parede verde, ou criar até uma “urban jungle”. Aproveite esse espaço para criar uma área verde agradável, e aí também aposte na iluminação. 

“A boa arquitetura ‘se caminha’ e ‘se percorre’ pelo interior e exterior. É a arquitetura viva.” (Le Corbusier)

Isabella Nalon (@isabellanalon)

À frente do Nalon Arquitetura, atuou como arquiteta na Prefeitura de Münster, na Alemanha. Acumula mais de 20 anos de experiência em projetos residenciais, comerciais e corporativos.

Cognizant e Digital Innovation One lançam programa de aceleração de engenharia de dados

Artigo Anterior

Por uma arquitetura mais humana

Próximo Artigo

Separamos para você