Mais do que a preocupação de otimizar cada m², temos que pensar nos materiais que vão nos oferecer beleza, preço justo e praticidade. E assim é o piso vinílico, que uso bastante nos projetos e trouxe como tema de hoje. Juntei as perguntas que os clientes mais fazem para a gente.
O que precisa para colocar o piso vinílico?
Altamente resistente a riscos e manchas, o piso vinílico vem conquistando cada vez mais casas e apartamentos. As placas, que são coladas no contrapiso, também possuem tecnologia hipoalergênica e absorção de ruídos, além de possuírem uma ótima durabilidade. Com uma espessura de 2 a 5 mm, permite que sua aplicação seja feita até em cima de um outro piso, desde que a superfície esteja perfeitamente lisa, assim dando mais praticidade na hora de instalação evitando sujeira e bagunça no cômodo que onde será incluído.
Para colocar, o contrapiso precisa estar limpo e bem nivelado, mas a colocação é bem simples e fácil. Há os pisos colados e os pisos que são clicados para instalar.
Pode colocar o piso vinílico em cima da cerâmica?
Pode sim, desde que a cerâmica esteja bem fixa e recebe uma nata para nivelar o piso e facilitar a instalação.
Quando é indicado colocar piso vinílico?
Contrapiso nivelado e também contar com mão de obra especializada na colocação de revestimentos.
Como é colocado o piso vinílico?
Tem os pisos que são colados com cola especial para piso vinílico e as versões que são instaladas com clique, bem práticas também.
Pode molhar o piso vinílico? Como realizar a limpeza desse tipo de piso?
Uma das vantagens do piso vinílico, é justamente a facilidade em fazer a limpeza, pois basta um pouco de água e detergente neutro para deixar o revestimento limpo e higienizado. Porém, embora aceite bem alguns produtos como, detergente, vinagre e água sanitária, é sensível e outros que podem causar manchas no material. Não se preocupe com aspiradores de pó, desinfetantes ou quaisquer outros materiais. Por isso não é recomendado a utilização de sabão em pó, solventes e derivados de petróleo, visto que desgastam a superfície do piso.
Outra coisa que o morador precisa ficar atento ao limpar o piso vinílico, é na quantidade de água que será utilizada na limpeza, pois o excesso de umidade danifica a cola, que é a base de água. Aí a peça descola. Mas o revestimento em si não estraga. Também não é indicado para box do banheiro.. Como sua cola não é resistente à água, não é indicado para áreas expostas à chuva.
Quando trocar o piso vinílico?
O piso vinílico dura muitos e muitos anos, mas a troca pode acontecer se o piso está muito gasto ou se, por acaso, manchar por algum motivo. É possível trocar apenas uma das réguas vinílicas e manter as que estão boas, mas, claro, vai ter uma pequena diferença de nuances.
Quais os tipos de piso vinílico?
Por possuir uma diversidade de texturas, cores e formatos, o revestimento vinílico agrega muito ao décor. No leque de opções que esse tipo de piso oferece, o morador pode encontrar peças parecidas com madeira, mármore, cimento queimado, entre outras que também contam com variação de cores, dando a possibilidade de escolher o que mais harmoniza com o estilo de decoração proposto para o projeto. Com o vinílico é possível criar um visual diferenciado, dando elegância e sofisticação para o ambiente. Gosto muito de especificar nos projetos, já que oferece uma ampla gama de cores, tonalidades e modelos, assim temos mais liberdade para criar ambientes que refletem a personalidade e o gosto dos clientes. Em geral, uso quando queremos um piso de madeira, mas o assoalho de madeira de verdade fica fora do orçamento do cliente. Aí optamos pelo vinílico, que também é um piso com bom conforto térmico e acústico
Atualmente no mercado encontram-se dois tipos de Pisos Vinílicos, sendo elas, o piso vinílico que pode ser colado ou clicado e o Piso Vinílico SPC com sistema Duplo Click.
Cite a diferença entre piso vinílico e piso de madeira/piso laminado.
O vinílico é feito de materiais diversos, como o PVC, cargas minerais, pigmentos, plastificantes e outros aditivos, que são aglutinados em mantas, réguas ou placas. Essa combinação de materiais proporciona flexibilidade às peças.
Enquanto isso, o piso laminado tem uma fabricação composta de materiais derivados da madeira como papel, melamina, painéis de fibras de madeira, entre outros (além de uma estampa decorativa), características que o tornam um material mais rígido que o vinílico.
O laminado faz “tec tec” e incha quando em contato com a água. O piso de madeira é menos sensível à água, quando comparado com o laminado, porque é madeira de verdade. Ele confere muito mais elegância, o toque é diferente, mais gostoso. Ele arranha com mais facilidade, mas pode ser raspado diversas vezes e ter o sinteco reaplicado – muito mais caro para instalar e manter bonito.
Júlia Guadix (@studioguadix)
A arquiteta possui dezenas de projetos de reforma realizados, trazendo em seu trabalho um estilo simples, acolhedor e atemporal utilizando elementos como madeira, tijolo, cimento queimado, plantas, tons neutros com pontos de cores para proporcionar conforto e modernidade aos seus clientes.