Não tem nada melhor do que terminar uma reforma em casa! No entanto, junto com a empolgação de ver tudo renovado, também há riscos de pequenos descuidos, principalmente em momentos finais, como a limpeza após o rejuntamento. Para facilitar a vida de quem está reformando pela primeira vez, a Cerâmica Atlas traz algumas recomendações e procedimentos prévios para não causar danos irreversíveis às peças durante o processo de higienização dos revestimentos.

Pastilhas e Cerâmicas Grés

Na hora de realizar a limpeza, os cuidados são semelhantes tanto para pastilhas de porcelana, quanto para cerâmicas. Porém, será necessário dar uma atenção maior para os modelos que tenham texturas mais rústicas para evitar a impregnação do rejunte em sua superfície. Por isso, será abordado o passo a passo de cada situação separadamente.

O que fazer

– Utilize produtos de limpeza homologados e neutros, como detergentes. 

– Outro fator a ser considerado será a superfície/textura de cada revestimento, que poderá exigir uma maior atenção para realização da limpeza. 

– Consulte o fabricante da argamassa e do rejunte para seguir as orientações dispostas nas embalagens. 

O que não fazer

 Nunca utilize produtos de limpeza que não sejam homologados.

– Dê preferência a marcas confiáveis e com credibilidade no mercado.

– Não é recomendado o uso de palha de aço, pois causará riscos na superfície esmaltada do produto.

– Nunca utilize substâncias que contenham na sua formulação ácido fluorídrico, pois causam danos irreversíveis ao esmalte do produto cerâmico.

– Não utilizar produtos como “limpa pedras” ou derivados.

Passo a Passo – Revestimentos Rústicos após o rejuntamento

No caso de pastilhas foscas (sem esmalte) ou revestimentos esmaltados rústicos, os cuidados serão diferenciados, veja a seguir:

Com auxílio de um rodo ou desempenadeira de borracha, faça a aplicação do rejunte sobre o revestimento aplicado na fachada. As juntas poderão ser frisadas ou palitadas se necessário. Retire o excesso de nata de rejuntamento, com esponja úmida e dê acabamento com esponja seca. Caso as peças cerâmicas ainda apresentem resíduos após o processo citado, realize uma limpeza final (depois de verificar se a argamassa do rejunte se encontra com resistência necessária).

Molhe com água limpa toda a superfície a ser lavada; com a broxa, passe a solução neutra ou um produto específico de acordo com o fabricante; jogue bastante água limpa em toda a área em que foi aplicada a solução para retirá-lo; e, para finalizar lave a área que foi exposta com bastante água e produto neutro (ex. detergente). Obs: não realize esse tipo de procedimento enquanto a área estiver exposta ao sol. 

Limpeza e manutenção no dia a dia

Para a lavagem de rotina das áreas internas, a utilização de produtos de limpeza se dará de acordo com o tipo de substância que entrou em contato com o revestimento. Cada tipo de mancha pedirá um tipo de solução diferente para a lavagem correta – alcalina, neutra, solvente, etc, por isso o ideal é sempre consultar antes os fabricantes dos revestimentos, assim como dos produtos limpantes.

Após buscar as informações adequadas, o procedimento padrão é molhar a área a ser limpa até saturá-la, retirar o excesso de água da superfície e em seguida aplicar a solução apropriada, esfregando com uma escova ou vassoura com cerdas macias a área a ser limpa. Em seguida, deve-se enxaguar abundantemente, removendo a solução aplicada.

Obs 1: Os serviços de limpeza em grandes áreas (Fachadas externas, internas, pisos etc), devem ser realizadas por empresas especializadas.

Obs 2: Em casos de fachadas, a limpeza deverá ocorrer aproximadamente a cada 5 anos, com equipe especializada e produtos neutros.

Piso vinílico: versatilidade para todos os espaços

Artigo Anterior

Cresce em 310% empresas da construção civil que avaliam seu impacto ambiental com o Sistema B

Próximo Artigo

Separamos para você