Atividades como, lavar roupa, secar etc. podem ser bem mais leves se contarmos com uma área de serviço bem planejada e, principalmente, planejada. Pensando nisso, separamos as principais dúvidas dos nossos clientes sobre o tema.

Que características são essenciais observar na hora de planejar a área de serviço?

Para uma lavanderia, precisamos considerar os pontos de elétrica, hidráulica e gás, avaliar os pontos de acesso, valorizar a ventilação natural que chega por meio das janelas e trabalhar com medidas exatas. Esse contexto faz a diferença e evita dores de cabeça ou insatisfação no futuro.

Quais são as principais medidas padrão para esse ambiente?

As medidas podem variar dependendo do tamanho da residência, mas o mínimo é 4m².

O que não pode faltar em uma área de serviço?

Os elementos que precisam estar na em uma lavanderia podem variar conforme as necessidades dos moradores, porém alguns itens se fazem essenciais. Máquina de lavar e seca é fundamental, uma vez que, com a metragem reduzida, um varal pode ocupar um pouco uma área inexistente no local. Na decisão pelo eletrodoméstico, para uma família composta por duas a quatro pessoas, a indicação é adquirir um modelo com capacidade de 10Kg. Eu gosto de ressaltar que, nesse tipo de equipamento, a capacidade de lavar é sempre superior ao processo para secagem.

A bancada também é um componente indispensável, pois cria uma área útil que dá apoio para o morador. O tanque também é imprescindível, pois facilita a lavagem de peças mais pesadas – ou que não devem ser colocadas na máquina –, assim como coopera em situações quando se faz necessário encher baldes com água, por exemplo. A cultura brasileira incorporou o tanque no nosso processo de limpeza e esse hábito não acontece em outros países, onde ele não faz diferença. Caso não seja possível incluí-lo no projeto, a recomendação é utilizar uma bacia e o próprio chuveiro do banheiro como fonte de água.

Quais são os materiais ideais para serem usados?

Como a área de serviço é um local que está frequentemente em contato com a água, materiais como porcelanato e cerâmica são as melhores opções para o revestimento de pisos e paredes. Para o piso, os modelos antiderrapantes evitam acidentes decorrentes de quedas. A marcenaria também é bem-vinda, pois quanto é fluída e bem aproveitada traz muita praticidade. 

Que elementos podem ajudar na organização?

No projeto de arquitetura de interiores, a área de serviço precisa ter armários, prateleiras, nichos, cestas e caixas organizadoras, são recursos excelentes para deixar tudo no lugar. 

Júlia Guadix (@studioguadix)

A arquiteta possui dezenas de projetos de reforma realizados, trazendo em seu trabalho um estilo simples, acolhedor e atemporal utilizando elementos como madeira, tijolo, cimento queimado, plantas, tons neutros com pontos de cores para proporcionar conforto e modernidade aos seus clientes.

Tijucas pode ter o primeiro EcoDistrito do Brasil

Artigo Anterior

Construção Modular: São Paulo sediará feira do setor

Próximo Artigo

Separamos para você