Inspiração, tendência e muita elegância ditam as mostras de decoração e arquitetura, que reúnem o trabalho dos mais talentosos e renomados escritórios de arquitetura, design de interiores e paisagismo do país. Trata-se de uma excelente oportunidade para expor o perfil de um profissional e ajudar a concretizar seu estilo perante os visitantes, a mídia e os principais players do mercado. No entanto, existe toda uma infraestrutura ligada à execução deste espaço, que, para realmente conquistar o público, deve ser muito bem planejado. Sendo assim, o texto de hoje irá destacar alguns pontos cruciais na hora de organizar a obra quando se trata de mostra de decoração.

Validar todas as exigências da mostra e do patrocínio

Cada mostra tem suas próprias regras e exigências. Por exemplo, algumas podem cobrar uma taxa pelo consumo de luz, enquanto outras absorvem esse custo. Também é comum haver determinações específicas para a divulgação dos fornecedores ou, até mesmo, o uso de certos revestimentos, que, às vezes, não condizem com o conceito do projeto, mas pode estar presente de alguma forma (basta usar a criatividade).

Para evitar qualquer tipo de transtorno durante a obra, a melhor saída é validar as diretrizes de participação com os organizadores antecipadamente. Esse alinhamento é essencial para que o profissional possa preparar o espaço, analisar as necessidades dos fornecedores e entender a viabilidade de cada solução proposta. Assim, ele não corre o risco de perder nenhum patrocínio por ter passado informações incorretas, como o exemplo de um produto que exige pontos de eletricidade num determinado local e o ambiente não contar com isso.

Portanto, é imprescindível compreender absolutamente todas as exigências da mostra antes de começar a obra ou fechar parcerias e patrocínios.

Entender se o espaço é funcional ou servirá apenas de visitação

São diversos os objetivos de um evento, desde ser uma exposição de ideias até algo mais completo, onde o público realmente encontra um projeto utilitário, como uma loja, um banheiro público ou uma cozinha gourmet que receberá cursos de gastronomia. 

O funcional exige soluções de “vida real”, ou seja, uma torneira com água, um forno que realmente funcionará, entre outros. Essa é outra informação importantíssima para o profissional pôr em prática as suas ideias.

Antecipe-se ao cronograma, sempre que possível

A realização de uma mostra de decoração é sempre muito corrida, praticamente igualada com a entrega de apartamentos decorados. A pressa, sobretudo, está ligada à divulgação, pois os espaços precisam estar prontos para que os organizadores possam preparar o material promocional (fotos, divulgação para a imprensa, etc).

Uma dica para garantir uma agenda bem enxuta é propor prazos internos menores. Isto é, passar aos fornecedores um limite reduzido para que, na eventualidade de um problema, haja tempo para resolver sem impactar o evento como um todo. Para reforçar a importância desse trabalho conjunto, uma reunião de alinhamento com todos os envolvidos não pode ficar de fora.

Criar uma experiência

Mínimos detalhes criam um grande impacto. Não se trata, apenas, dos móveis e da infraestrutura do ambiente, mas, também, da experiência sensorial que seduzirá o visitante. Isso pode ser feito com um som tocando ao fundo ou um aroma cativante.

O profissional consegue, ainda, optar por uma imersão de realidade, inserindo sons de televisão ou um sistema de Smart House. Assim, a pessoa se sentirá em casa, deixando a ambientação com uma opinião bem mais positiva e, possivelmente, interessada no trabalho do especialista que assinou a mostra.

Evitar escolher ambientes que fiquem no corredor ou sejam passagem

Um ambiente que fica em uma área de alto tráfego sofrerá com algumas questões, principalmente no que diz respeito à organização e limpeza. Isso porque, na hora da obra, a circulação dos trabalhadores fazendo a montagem trará sujeira e potencialmente impedirá o próprio desenvolvimento daquele espaço. Nessas situações, os organizadores precisam alinhar entre si quando e como as suas equipes podem dar continuidade ao serviço, o que acaba limitando o tempo, em geral, escasso.

Para escapar dessa dor de cabeça, o profissional tem que se atentar aos primeiros momentos da obra e selecionar um local que seja estrategicamente inserido em um canto ou uma área mais reclusa, que não se conecta às outras.

Dicas Finais

Outras boas práticas para facilitar esse processo e ter o espaço finalizado a tempo, e com a melhor qualidade possível. Vale pensar na realização de um contrato com os parceiros, para estabelecer as expectativas, reservar um tempo para ir atrás desses patrocinadores, sempre tendo em mente planos B e C caso não dê certo com a primeira opção e frisar a importância dos prazos com os fornecedores por meio de uma reunião integrada com todos os envolvidos.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é WhatsApp-Image-2021-05-13-at-20.44.05-150x150.jpeg

Bruno Moraes (@brunomoraesarquitetura)

Arquiteto pela Belas Artes, pós-graduado pela FAU-Mackenzie, especialista em gestão e execução de obras. Atuou no escritório de Siegbert Zanettini e foi o arquiteto do Programa Eliana, do SBT.

Reformar a casa: quando é realmente necessário?

Artigo Anterior

Como iluminar o corredor da casa de forma adequada?

Próximo Artigo

Separamos para você