Costumo dizer que qualquer papel de pão me diverte! Desde sempre inicio meus projetos com croquis que faço no geral em meus caderninhos, mas vou dizer que tenho croquis iniciados por exemplo, em um guardanapo, feito no meio de um almoço! E amo muito pensar com uma lapiseira na mão, ouvindo uma boa música ou em frente ao mar ou em um parque qualquer. Depois desse primeiro momento, costumo ajustar esses croquis em um papel para apresentação ao cliente junto com materiais, montando um moodboard.

Mas hoje fica mais desafiador terminar um projeto completo feito a mão… temos aí a tecnologia para nos ajudar nas apresentações em imagens 3D. Em alguns programas a imagem fica tão real que nem parece projeto! Conseguimos colocar texturas, cores, acabamentos, mobiliário, objetos e quadros bem próximos dos reais e o cliente consegue visualizar seu projeto praticamente pronto ainda no início e se precisar podemos alterar antes de iniciar a obra. O que é perfeito, pois quando começamos a alterar itens em obra, a brincadeira sai bem mais custosa.

Em nosso escritório, mesclamos os croquis feitos a mão com apresentação de moodboard com imagens 3D bem reais para as apresentações, e prosseguimos os projetos detalhando cada prancha com programas mais técnicos para execução da obra e continuamos a mesclar com imagens mais didáticas mostrando cores, decoração e outros itens.

Não sei o que você vai preferir para suas apresentações. Não existe um projeto molde, mas sabemos que para executar uma obra com leveza e profissionalismo precisamos ter definido toda a planta, os pontos, acabamentos e detalhes gerais para que qualquer leigo possa entender os projetos e executar da melhor maneira.

Para organizar e ter uma unidade em seu escritório, vale ter um projeto modelo com um memorial descrevendo todos os desenhos necessários em cada projeto. E, mescle desenhos a mão livre, croquis sem escala, Imagens 3D e projetos executivos, deixar sua entrega bem completa e assim sanar todas as possíveis dúvidas de quem vai executar essa obra!

Vale fazer uma biblioteca no 2D e no 3D para normatizar os desenhos, vale também ter layers bem definidos. Todos esses itens facilitam e deixam os processos mais rápidos para todos envolvidos no projeto. Lembre-se sempre que quanto mais didático for seu projeto, com uma comunicação clara, menos dúvidas surgirão e a execução, consequentemente, será mais rápida e eficiente.

Pati Cillo (@paticillo_arquitetura)

Expert em tendências globais de arquitetura, sustentabilidade, design e tecnologia, acumula duas décadas de experiências em obras residenciais, comerciais e corporativas.

Decoração atemporal e afetiva

Artigo Anterior

Home office em apartamentos pequenos: é possível trabalhar com qualidade?

Próximo Artigo

Separamos para você