Foto: Julia Herman

Quando pensamos em projetar uma casa ou então na reforma de qualquer tipo de imóvel, algo que sempre levamos em consideração é que esse novo espaço ou novo lar deve refletir a personalidade de quem irá usar, contar a sua história, ter uma personalidade. Ao fazer isso, independente do estilo de decoração (clássica, moderna, rústica, minimalista, etc.), esse espaço será sempre atemporal e terá significado.

Na decoração afetiva, usamos peças herdadas que trazem uma memória de infância ou de algum ente ou amigo querido. Usamos também peças trazidas de viagem, coleções feitas ao longo da vida, peças adquiridas pura e simplesmente por conexão, amor à primeira vista, independentemente do valor. Essas peças, objetos, móveis, podem ser dispostos tranquilamente dentro de um ambiente novo e reformado. E farão todo o sentido.

Se possível, pense antes nas peças e objetos que irá usar, e então poderá pensar na base ideal para expor da melhor maneira. E aqui base significa desde a paleta de cores do ambiente, layout do espaço e do mobiliário, até estantes criadas especificamente para esse fim.

Fotos, móveis antigos, lembranças de viagem, objetos de família, são uma ótima alternativa para aumentar a conexão dos moradores com a casa e aumentar a sensação de pertencimento.

Materiais naturais e cores neutras são os elementos mais atemporais que existem. Invista em móveis de qualidade e vá acrescentando elementos de memória afetiva: coleções, fotos, objetos…isso deixará seu espaço sempre aconchegante e com personalidade. As plantas também têm esse efeito de transformar um ambiente e criar uma atmosfera de acolhimento e pertencimento, tendo uma ligação direta com o nosso psicológico. Aposte em garimpar peças, e lembre-se que reformar móveis é uma atitude sustentável. 

Crie espaços memoráveis ​​que elevam e criam felicidade através da memória afetiva, que são lembranças desencadeadas pela percepção sensorial de determinado elemento. Um cheiro, uma música, uma cor, um objeto. A vida é feita de memórias, por isso aposte em itens que fizeram parte da sua história e trazem recordações de vida. 

Isabella Nalon (@isabellanalon)

À frente do Nalon Arquitetura, atuou como arquiteta na Prefeitura de Münster, na Alemanha. Acumula mais de 20 anos de experiência em projetos residenciais, comerciais e corporativos.

Não é mais hora de realizar a reforma tributária

Artigo Anterior

Ferramentas de trabalho

Próximo Artigo

Separamos para você