Eu já começo falando para vocês que sim, é possível montar um cantinho confortável e que nos auxilie na produtividade mesmo em espaços reduzidos! Portanto, antes de simplesmente escolher onde instalar o home office, é preciso de um planejamento para que a gente consiga ter espaços versáteis. Por ser um apartamento pequeno, nem sempre sobra um cômodo para isso, então, a solução é trazer o espaço de trabalho para o quarto ou até mesmo para a área social. 

Nós temos que entender o apartamento como um espaço livre, onde os espaços podem ser sim multifuncionais. Então, por que não pensar em ambientes híbridos? Onde durante o dia funciona como home office e a noite com outra função? Esses questionamentos devem ser feitos até mesmo antes de qualquer planejamento. Depois disso, conseguimos pensar em outras questões: o que precisamos fazer para ter um home office de qualidade? Uma boa iluminação e ventilação natural, suporte de iluminação artificial adequada, isolamento acústico, ergonomia do mobiliário, entre outros. Precisamos ter essas características como premissa, para, então, desenvolver o projeto.

E quando eu falo sobre versatilidade, não é fazer da sala de jantar ou da varanda um espaço exclusivo para o home office, excluindo as outras funções. Ou usar a própria mesa de jantar para trabalho, misturando computador e anotações com os pratos de comida. Não! O que eu quero dizer sobre versatilidade é, na área social, por exemplo, instalar uma mesa bonita, que atenda à todas as questões e que, no final do dia, ou ao receber convidados, seja possível esconder toda a bagunça dentro de gavetas ou armários. A ideia da versatilidade é quebrar paradigmas e pensar nos espaços como ambientes livres.  

Um outro exemplo é a varanda, onde sempre temos aquele ideal de contemplação, de receber convidados. Será que não podemos também transformar esse ambiente em algo multifuncional? Eu acho muito válido trazer o home office para essa parte do apartamento, que é um lugar gostoso, com paisagismo, com luz natural. Colocar uma mesa em um dos cantinhos da varanda, com uma decoração legal, com plantinhas, faz com que a gente possa usar um espaço de maneiras diferentes, sem que precise excluir a função principal. 

E quando falamos em planejamento, também precisamos incluir todo o sistema tecnológico. Afinal, um home office demanda internet, tomadas, iluminação. Então, o ‘planejar bem’ é, justamente, para que todos os quesitos que cooperem com a nossa produtividade estejam inseridos no espaço do home office, independentemente de onde esteja instalado.

Cristiane Schiavoni (@cristianeschiavoni)

Arquiteta pela FAUUSP, toca há duas décadas seu escritório com projetos de arquitetura, interiores e reformas marcados pela ousadia no uso de materiais e acabamentos inovadores e versáteis.

Ferramentas de trabalho

Artigo Anterior

O impacto positivo da filosofia Lean na construção civil

Próximo Artigo

Separamos para você