Itens clássicos na decoração, as charmosas penteadeiras foram criadas em meados do século XV com o objetivo de garantir mais privacidade para as mulheres na hora de cuidar da beleza. Hoje em dia, a peça vem assumindo um novo visual, algumas vezes mais moderno, outras vezes mais retrô ou clássico,  o que garante um espaço aconchegante e especial para o dia a dia.

Na hora de pensar no ambiente que receberá a penteadeira, sugiro começar pela escolha do local considerando não somente as proporções do móvel como o estilo característico da decoração. Apesar de serem mais comuns em quartos, as penteadeiras podem estar em outros lugares da casa. O ideal é verificar as medidas da peça para definir bem o layout. Na sequência, é possível trabalhar com a infinidade de estilos e modelos disponíveis.

A penteadeira pode seguir o mesmo estilo do ambiente ou ser o grande contraste, como neste projeto acima, em que o quarto tem uma proposta neutra, mas penteadeira recebe um visual retrô e um tom de rosa vibrante. Por estar numa cor bem marcante, o móvel virou o protagonista do quarto e combina demais com a personalidade da moradora.

Modelos prontos x marcenaria

Para quem optar por modelos prontos, há questões relacionadas à ergonomia precisam ser observadas com antecedência a fim de evitar qualquer problema de saúde. É importante que a penteadeira tenha altura adequada para conseguir apoiar todos os produtos e os braços na mesa, além de pensar na altura do espelho para que seja possível enxergar o rosto por completo.

Quem preferir eleger produtos prontos terá disponível no mercado uma infinidade de modelos e estilos, mas a marcenaria sob medida também pode ser uma boa alternativa para quem deseja criar um cantinho exclusivo, atendendo todas as necessidades do dia a dia. Há muitas opções bacanas de penteadeiras nas lojas, mas, se o espaço que você tem em casa é pequeno, vale eleger um modelo sob encomenda.

Iluminação ideal

Outro ponto importante está relacionado à iluminação. Em projetos de penteadeira, além de aproveitar a luz natural vinda da janela, a luz artificial precisa vir de frente para o rosto. Apostar somente em uma iluminação superior pode criar sombras no rosto e dificultar o momento de maquiagem. A temperatura de cor da lâmpada e o RC de índice de reprodução de cores também precisam ser observados para uma melhor experiência no uso da penteadeira.

Cristiane Schiavoni (@cristianeschiavoni)

Arquiteta pela FAUUSP, toca há duas décadas seu escritório com projetos de arquitetura, interiores e reformas marcados pela ousadia no uso de materiais e acabamentos inovadores e versáteis.

Tijucas pode ter o primeiro EcoDistrito do Brasil

Artigo Anterior

Sempre atual: como aplicar o cinza nos ambientes

Próximo Artigo

Separamos para você