Em um de meus artigos anteriores, abordei o tema das obras corporativas, com foco especialmente em escritórios. O retorno dos leitores sobre o texto foi muito gratificante, tanto que alguns até me pediram para falar sobre obras em lojas e comércio em geral. Por isso, hoje vou aprofundar os principais cuidados para quem vai construir ou reformar imóveis com esse objetivo, trazendo dicas para os proprietários, que geralmente não têm tanto conhecimento do assunto, além dos profissionais de arquitetura e interiores, principalmente para quem ainda não executou nenhum projeto desse tipo.
Identidade é tudo!
Primeiramente, você precisa conhecer muito bem o seu cliente, além de seguir todos os padrões relacionados à identidade da marca – tais como a comunicação visual, logomarca, fonte de escrita, paleta e códigos Pantone, com as cores institucionais da loja – entre muitos outros detalhes, que fazem toda a diferença. Já presenciei muitos casos em que tais aspectos foram executados de forma diferente da esperada, fato que resultou em muitos problemas. Portanto, o meu conselho é: atue em conjunto com o departamento de marketing da empresa que você está atendendo e, de preferência, já faça todo o trabalho de comunicação visual juntamente com o fornecedor oficial da área de design, pois há menores chances de desencontros.
Novas unidades
Uma informação bem relevante que você deve procurar saber é: essa loja que vamos construir terá outras unidades? Haverá expansão da marca? Isso vai mudar absolutamente tudo! Afinal, o budget deverá ser estudado, para verificar se é viável replicar esse mesmo projeto em outras localidades. Portanto, a primeira loja da rede deverá seguir padrões e valores estipulados, para então ser replicada posteriormente. Você também terá que observar se a unidade em questão se trata de um comércio mais popular, ou alto padrão, para entender qual caminho o projeto deverá seguir.
Você sabe é o que payback? Basicamente se trata de quanto tempo o empresário irá demorar para recuperar o capital investido na loja. Com certeza ele tem uma meta estipulada para que isso aconteça, seja em 3, 4 ou 5 anos, por exemplo. Questões como essas vão nortear totalmente o seu projeto. Então, será preciso que você conheça termos assim para auxiliar da melhor forma o seu cliente.
Franquias
Não poderíamos deixar de abordar a questão das franquias. Afinal, apenas com um valor de budget bem certinho, é que os investidores terão confiança no conceito da loja, assim como em quanto tempo terão o capital de volta. Portanto, na hora de oferecer a franquia, o empresário já deverá dar um valor estimado, como “nossas lojas custam entre R$ 350 e R$ 380 mil a depender da do ponto comercial somado à estrutura total”.
Ainda no assunto franquias, você sabe o que é um “Memorial de Arquitetura”? Se trata de um padrão a ser seguido por todas as lojas franqueadas, a fim de que a identidade da matriz não se perca. Por exemplo, qual é o modelo e a cor do sofá que preciso ter no estabelecimento? Qual tipo e marca de porcelanato é exigido para instalar no piso? Qual é a máquina de café que foi comprada para as demais lojas? A partir das informações desse documento, a obra seguirá as características da franquia de forma fiel.
Visite outras lojas
Se a obra se trata da primeira loja de seu cliente, um conselho interessante é levá-lo para visitar outras lojas (de preferência do mesmo segmento), para que esse passeio sirva de inspiração para o futuro projeto, em que vocês podem encontrar várias ideias. Já em caso de lojas em rede, recomendo que você (arquiteto ou engenheiro) e sua equipe façam uma visita pelas unidades que já estão prontas atualmente, assim será possível ver cada detalhe de perto. Com certeza isso ajudará na hora de executar a obra, pois vocês ainda terão a imagem de vários aspectos prontinhos na mente.
Horários
É importante verificar qual é o período permitido para a execução de obras, a depender da localização. Por exemplo, se for em uma loja de rua, provavelmente tudo ocorrerá em horário comercial. Já se for dentro de um shopping, a movimentação será feita de noite, em que a equipe receberá um adicional pelo serviço. Além disso, ainda existem vários edifícios mistos, que têm escritórios em cima e lojas embaixo, portanto, a obra deverá transcorrer depois do horário comercial. Tive um caso bem interessante, na região da Berrini, em que as nossas atividades só poderiam acontecer no intervalor entre 18h e 22h – pois a obra estava localizada em área comercial, mas também tinha algumas residências vizinhas na rua de trás, então não poderia continuar no decorrer da noite em razão do barulho. Dessa forma, fique bem atento a isso, pois vai impactar no cronograma!
Prazos e Expectativas
Quando se tratam de lojas já conhecidas no mercado, provavelmente você irá lidar com prazos pré-estabelecidos. Afinal, especialmente para a inauguração, a loja fará toda uma campanha de divulgação na mídia, a fim de chamar o público, assim como a abertura com a presença de convidados, entre outros fatores que necessitarão de uma data fechada. Outro exemplo: lojas também têm tendências sazonais, portanto é recomendado que você inaugure um restaurante de massas no inverno, ou uma loja de sorvetes no Verão, a fim de impactar e fidelizar o seu público, não é mesmo?
Com base nos exemplos acima, volto a afirmar: é essencial seguir um cronograma de obra bem definido, afinal cada dia de trabalho será muito importante. Além disso, aconselho que sua equipe tenha um tempo de “respiro”, ou seja, não deixar para entregar tudo na última hora, pois imprevistos sempre podem acontecer. Portanto, se a loja vai inaugurar daqui 2 meses, tente colocar como meta a entrega em 45 dias, assim você terá um período extra para solucionar eventuais contratempos.
Decisões rápidas
Você precisa ter alguém dentro da sua equipe para listar os potenciais problemas da sua obra, ou seja, que faça uma verdadeira análise de riscos. Por exemplo, se a marcenaria é um item que representa 80% da estrutura da minha loja, então será necessário que esse trabalho seja o primeiro a ser ajustado. Ou, se vamos incluir luminárias que vêm de fora do país, quanto tempo antes é preciso fazer esse pedido? Ou, a loja em questão precisa de um painel de um material específico, mais difícil de encontrar, que tal passar esse assunto na frente?
Pontos críticos
Por fim, em caso de lojas já estabelecidas, na reunião com o seu cliente é possível descobrir os pontos críticos da sua obra, afinal, já ocorreram outras similares. Dessa maneira, por exemplo, você vai ficar sabendo se há problemas de fornecimento de algum móvel ou material específico e, no que será preciso se antecipar ou precaver. Em caso de clientes que sejam marinheiros de primeira viagem, com a abertura de sua primeira unidade, o ideal é que você sente com ele para conversar e levantar os possíveis problemas de percurso.
Bruno Moraes (@brunomoraesarquitetura)
Arquiteto pela Belas Artes, pós-graduado pela FAU-Mackenzie, especialista em gestão e execução de obras. Atuou no escritório de Siegbert Zanettini e foi o arquiteto do Programa Eliana, do SBT.