Como temos falado por aqui nos últimos textos, construções insalubres afetam diretamente a saúde e o bem estar dos moradores da casa. Já debatemos amplamente sobre quartos, ciclos de sono e até mesmo materiais de construção, mas e quanto ao nosso ambiente de trabalho? Será que ele é saudável e projetado para nos tornar mais produtivos, eficientes e criativos? Nós da Healthy Building Certificate (HBC), empresa especialista na consultoria e certificações de construções saudáveis que atua no Brasil e no exterior, também nos preocupamos com esta questão, afinal, muitos de nós temos longas jornadas de trabalho e passamos mais tempo dentro de um escritório do que dentro de nossas casas. 

O que é a psicologia dos ambientes?

Não é novidade para ninguém que nós, seres humanos, somos estimulados o tempo todo por tudo o que está a nossa volta. É inserido ao nosso redor mensagens que são percebidas apenas pelo nosso subconsciente e que influenciam as nossas ações, gostos e comportamentos de modo geral. Os espaços que habitamos e trabalhamos estão cheios dessas mensagens. 

Cores, mensagens, quadros de aviso e mobília são apenas alguns dos elementos que nos transmitem mensagem que podem afetar ou não o nosso dia a dia. Por isso, para que consigamos ter foco e sucesso em nossas atividades, precisamos de um espaço psicologicamente otimizado de acordo com os objetivos que queremos atingir ao longo de nossa jornada. E é justamente aí que entra a psicologia dos ambientes. A qualidade e a coerência das informações transmitidas ao nosso subconsciente pelo espaço em que trabalhamos deve ser boa e ter relação com os objetivos da empresa e das pessoas que ali trabalham.

O que precisa ter em um espaço psicologicamente alinhado?

Em primeiro lugar, a identificação do espaço. Os seres humanos necessitam de processos de identificação o tempo todo: marcamos o tempo para saber as horas, determinamos horários para refeições, estabelecemos estações climáticas e identificamos tudo isso com nomes. No local de trabalho não é diferente, quando temos bem definidos, por exemplo, o cargo que ocupamos, a mesa que sentamos e o horário em que trabalhamos temos menos chances de sermos acometidos por um leve senso de desorientação e perca de foco e produtividade. 

Outra dica importante para o espaço é a Biofilia, que é tendência em nos sentirmos melhores quando estamos em ambientes que possuam elementos naturais, como plantas, ar livre, água corrente e amplas vistas. É importante que estes elementos não estejam apenas em jardins do lado de fora da empresa, mas sim dentro do escritório incorporados à decoração.

Para empresas de médio e grande porte, orientamos que seja feita a Gestão Aparente. Ou seja, ter em cada área ou subárea da empresa cartazes, planilhas, visores ou paredes que possuam métricas, fluxos, objetivos e informações pertinentes ao funcionamento daquela parte da empresa. Quanto mais os colaboradores tiverem acesso a dados concretos, mais estarão focados em manter as métricas acontecendo. 

E por fim, é extremamente importante que as estações de trabalho sejam individuais. Assim, as pessoas poderão decorá-las e ambientá-las da maneira que achar melhor. Ter sempre a vista fotos da família, fotos de lugares para onde se sonha em viajar e lembretes de quais são seus objetivos e metas de vida de modo geral podem ser altamente estimulantes para o ambiente de trabalho. Não somente permitir, como também incentivar os colaboradores a enxergarem o verdadeiro motivo de estarem ali na empresa é saudável para ambos os lados. 

Outra boa dica é a criação de áreas de convivência para as pessoas estarem sempre em contato, como áreas de lazer e também ambientes que promovam a oportunidade de as pessoas fazerem atividades físicas no local, ou até mesmo colocar em um andar os banheiros e no outro a copa, desta forma as pessoas se exercitam e saem do sedentarismo mesmos sem perceber, se tornando mais saudáveis.

Por outro lado, os escritórios que não possibilitam estas oportunidades são locais insalubres que podem gerar a Síndrome do Edifício Enfermo, mundialmente reconhecida da pela OMS como um dos principais fatores de doença nas pessoas que se atem em ambientes comerciais e industriais hoje no mundo todo.

Marcos Casado (@marcoscasado1)

Engenheiro civil, atuou como gerente técnico do Green Building Council Brasil e foi gestor de obras no ABN AMRO Real. É diretor do HBC Brasil – Healthy Building Certificate.

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