Hoje irei abordar um assunto que é do interesse de muitas pessoas. Quem nunca pensou em ter um imóvel como fonte de renda a partir de locação? No entanto, para que esse tipo de investimento dê certo e não cause prejuízos ao proprietário, é preciso estar atento a uma série de fatores durante a reforma ou até mesmo em uma construção do zero. Por isso, se você está pensando em dar esse importante passo, leia esse artigo antes e anote algumas dicas essenciais. Desde já, desejo muito sucesso a todos!

Tempo é dinheiro

Todo mundo conhece essa velha frase. E, se tempo é dinheiro, imagine para quem está tratando de um apartamento ou casa para investir? Exatamente por ser um local em que você não irá morar, quanto mais tempo você perder na obra, em razão da falta de planejamento, mais tempo o imóvel ficará parado sem dar retorno. Por isso, é importantíssimo ter um cronograma físico-financeiro que mostre tudo o que irá ocorrer no seu projeto e, além disso qual será o custo total. Do contrário, a sua obra de 6 meses pode virar de 1 ano ou, até mesmo 1 ano e meio. Ou seja, dinheiro jogado fora. 

Custo-benefício

Como estamos falando de investimento, é muito importante comprar materiais de construção, acessórios e revestimentos de boa qualidade e duráveis. Dessa maneira, é relevante que eles tenham um bom custo-benefício, além de um prazo de entrega rápida. Isso quer dizer, que você não precisa esperar meses para trazer um mármore específico da Itália, por exemplo, afinal essas particularidades na decoração devem ser deixadas para o seu endereço pessoal. Além disso, há casos que quando o morador chega no imóvel, ele mesmo prefere realizar as trocas. Ainda mais se for alto padrão, provavelmente ele vai contratar um arquiteto e fazer de acordo com o gosto próprio. 

Por fim, também não aconselho a incluir móveis e objetos. Isso só vale a pena em casos que o locatário vem de fora da cidade, principalmente a trabalho e, já demonstra interesse em entrar no imóvel com tudo pronto para facilitar. Enfim, essa situação deve ser conversada entre as partes com antecedência. 

Visual clean

Caso você inclua revestimentos na casa, ou apartamento para locação, recomendo sempre a instalação de cores claras e / ou estampas leves, pois geralmente são as que agradam a maior parte das pessoas. Dessa forma, será mais fácil atrair potenciais locatários para o endereço. E, há ainda os casos dos locadores que preferem nem incluir peças, como veremos a seguir …

Revestimentos

Hoje em dia, algumas construtoras só entregam os apartamentos com revestimentos nas áreas molhadas. Isso ocorre, principalmente, porque a maioria dos clientes prefere incluir as peças de sua preferência no lar. Por isso, para evitar prejuízos e o desperdício de materiais, cada vez mais temos visto os empreendimentos seguirem esse padrão. Partindo desse exemplo, o mesmo vale para você que está pensando em colocar um imóvel novo para locação.  Ou seja, analise bem se vale mesmo a pena incluir pisos, do contrário há o risco do seu inquilino querer mudar tudo quando chegar. Que tal negociar um desconto inicial no aluguel e deixar essa parte da obra por conta e gosto dele?

Afinal, tudo que você incluir a mais no imóvel, você terá que incorporar posteriormente no valor final (seja o aluguel ou o preço fechado de compra), o que irá encarecer cada mais o seu projeto e dificultará os futuros negócios. 

Luminárias

Aqui, é possível ver um caso parecido com o anterior, sendo que a iluminação é algo ainda mais particular. Afinal, cada pessoa tem um tipo de rotina específica e está acostumada com um tipo de luz não é mesmo? (ambiente muito claro, escuro, médio, tons quentes, frios, neutros). Então, será que vale mesmo a pena entregar o espaço com as luminárias e correr o risco de o morador mudar tudo também? 

Empresas

Quando você for contratar um profissional ou empresa para fazer essa reforma, certifique-se de que se trata de um nome confiável no mercado. Dessa forma, pesquise bem na internet, veja se existem reclamações, peça referências para amigos, ligue para antigos clientes, visite obras finalizadas e veja se gosta do resultado. Assim, você saberá todos os pontos positivos e negativos antes de fechar o serviço. 

Principalmente para casos de venda de imóvel, lembre-se que você ficará responsável pela garantia dele por um período. Então, se a empresa não fizer um bom trabalho, você terá que arcar com futuros reparos. Hoje em dia, também existe a norma de desempenho, ou seja, em que cada item de uma obra tem uma garantia específica – por exemplo, a instalação dos revestimentos, portas, janelas, rodapés, etc. Logo que você entrega o imóvel deve explicar os procedimentos de limpeza e manutenção – como o caso de um piso vinílico em que não se pode jogar água. Assim, depois do cliente ser avisado, não poderá reclamar de possíveis problemas causados pelo uso incorreto. Mas, no geral, se forem problemas estruturais ou resultado de um serviço malfeito, aí sim, o locador necessitará cuidar disso, inevitavelmente. 

Construção

Sei que o nosso foco maior é em reformas, mas também gostaria de dar uma dica interessante para quem pensa em construir uma casa para vender. Hoje em dia, temos a incorporação, que consiste, de forma parecida, como em comprar um imóvel na planta. Ou seja, a pessoa realiza a compra e assina um papel antecipadamente, firmando um compromisso. A vantagem é que você vai arrecadar o dinheiro antes, para então realizar a construção. Portanto, essa é uma boa opção para quem quer investir em imóvel, fazer uma aposentadoria, mas não tem dinheiro no momento. Para isso, você vai precisar contratar um profissional especializado que te ajudará a montar a incorporação. 

Projeto

Se estamos falando em investimento, nós precisamos saber, exatamente, o quanto vamos colocar de dinheiro no começo e, quanto receberemos de volta. Esse é o pontapé inicial de qualquer negócio no mercado. Por isso, é necessário ter um projeto bem definido, em que será especificado item por item. Por exemplo, quanto vai custar a colocação de louças? Quanto custará a instalação de portas e janelas? O meu budget será suficiente para todos os reparos? Assim, você não entra em um negócio às cegas, não cai em um caminho sem volta, pois saberá exatamente seus gastos e riscos. Portanto, tenha tudo isso numa planilha!

Avaliação

Por fim, minha última dica é quando você quiser comprar um imóvel antigo para utilizá-lo como um futuro investimento, contrate um profissional para a realização de uma consultoria. Assim, ele fará uma avaliação desse imóvel em que levará em conta as instalações hidráulicas e elétricas, assim como a parte estrutural como um todo. Com tudo isso, você realmente saberá se a compra do espaço é vantajosa. Ou então, se a futura reforma sairá muito cara e, consequentemente, não trará o lucro que você esperava. Evite cair numa cilada! Por isso, fique bem atento e peça ajuda para quem entende do assunto!

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é WhatsApp-Image-2021-05-13-at-20.44.05-150x150.jpeg

Bruno Moraes (@brunomoraesarquitetura)

Arquiteto pela Belas Artes, pós-graduado pela FAU-Mackenzie, especialista em gestão e execução de obras. Atuou no escritório de Siegbert Zanettini e foi o arquiteto do Programa Eliana, do SBT.

Quartos para relaxar: ter eletrônicos ou não?

Artigo Anterior

Trabalhar em casa: opção dos novos tempos

Próximo Artigo

Separamos para você