Pintar as paredes é um dos recursos mais rápidos e práticos para se renovar um ambiente. Seja de um ambiente em específico ou da casa toda. Há quem seja mais comedido e prefere usar tons sóbrios, que não enjoam nunca, mas existem aquelas pessoas que não se contentam em adotar uma cor convencional e busca surpreender, usando a criatividade para dar personalidade e deixar o ambiente exclusivo. Essas pessoas costumam recorrer às pinturas especiais, aquelas que a gente consegue, numa única parede, criar faixas, desenhos geométricos e outros efeitos que tornam a área o ponto central do ambiente, roubando a cena.

Antes de falar sobre como usar esse recurso de pintura, vale contar um pouco da história. Ele sempre esteve em alta, mas começou com os egípcios há mais de três mil anos atras, quando as paredes e tetos eram coloridos para fins decorativos. Ao longo dos anos, essa técnica passou pela Grécia antiga, pelo renascentismo e período barroco até chegar às residências atuais. Hoje é possível realizar esse tipo de pintura para deixar o ambiente mais atraente.

É uma boa solução para ambientes pequenos, onde não podemos ocupar muito espaço com o volume do painel de marcenaria, por exemplo, ou numa cabeceira em que se deseja pouca profundidade. Com um desenho bem feito é possível criar uma ilusão de cabeceira de cama, rodapé, rodameio, rodateto, lambri, entre outros. A criatividade não tem limite, já que podemos fazer efeitos 3D, formas geométricas e por aí vai. Para quem pretende fazer uma pintura especial em algum lugar da casa ou do apartamento, vale utilizar uma fita crepe para delimitar as cores que serão pintadas nas paredes, assim as formas saem com mais perfeição e diminuímos as chances de errar. 

As técnicas para esse tipo de pintura são fáceis, mas requer uma certa pratica para reproduzir o desenho desejado. Para quem não sentir segurança de fazer o desenho na parede, existem profissionais especializados e com habilidades na pintura que estão prontos para desenhar o que o cliente desejar, sem que precise fazer curso ou ficar praticando durando algum tempo.

Marina Carvalho (@marina.carvalho.arquiteta)

Arquiteta e designer de interiores com MBA pela FGV, atuou no Studio Arthur Casas. Toca escritório com seu nome.

ABES promove campanha nacional pelo fim dos lixões

Artigo Anterior

Produção própria de energia solar cresce no Rio de Janeiro

Próximo Artigo

Separamos para você