Uma das mais recentes tendências são os projetos que dão novos usos às garagens residenciais, que podem ser aproveitadas em momentos de lazer, trabalho e descanso. Um ambiente de estar, com diversas funções.

Além de ser o espaço da residência dedicado a abrigar veículos, a garagem pode ser um ambiente integrado à residência. Para isso, a disposição correta de cada elemento é primordial para adaptar a garagem ao estilo de vida dos moradores. Também é importante considerar os hobbies da família.

A garagem pode ser integrada ao interior da casa, criando um espaço multifuncional que torna mais agradável a experiência de entrar com o veículo na residência. Pode contar com uma sala privativa para receber, e ter alguns itens relacionados aos gostos dos moradores, tais como uma área reservada para bikes e motos, adega, charutaria, mini oficina e até abrigar coleções. O espaço ainda pode se tornar o local ideal para ensaiar com a banda e armazenar uma bateria, ou até mesmo abrigar uma mesa de jogos.

Deixe o local reservado para os carros e aposte em divisões leves e flexíveis, que podem ser dispostas de diferentes maneiras quando o espaço estiver vazio, sem os automóveis. 

Escolher o piso ideal é fundamental. Podemos usar porcelanato ou cerâmica, que são lindos e fáceis de limpar. Entretanto, o atrito dos pneus pode causar barulho. O piso de pedra é uma opção resistente e linda. O cimento queimado também é uma boa escolha. 

A cobertura pode ter iluminação natural, ventilação cruzada, e até ser retrátil, criando assim um ambiente muito agradável. A iluminação artificial pode ser variada, criando cenas com iluminação mais focal, além das peças mais centralizadas com luz mais aberta. 

Aposte numa decoração que combine com seu estilo. Pode ser algo mais industrial, ou até rústico. Uma dica é o uso de revestimentos nas paredes como o tijolinho aparente, concreto ou madeira. Complete com alguns quadros e prateleiras para acessórios. 

Para o mobiliário pense em peças fáceis de limpar, como os sintéticos e impermeáveis, e que tenham um visual moderno.  Devemos pensar na garagem como um ambiente completamente integrado à arquitetura da casa, ao invés de ser tratada como um espaço separado. A ideia consiste, basicamente, em transformar áreas exclusivas dos veículos em espaços com diferentes utilidades.

Isabella Nalon (@isabellanalon)

À frente do Nalon Arquitetura, atuou como arquiteta na Prefeitura de Münster, na Alemanha. Acumula mais de 20 anos de experiência em projetos residenciais, comerciais e corporativos.

Mercado imobiliário de Belo Horizonte e Nova Lima fecha o 1º semestre em expansão

Artigo Anterior

Projeto do Museu Marítimo do Brasil em pauta

Próximo Artigo

Separamos para você