Foto: Julia Herman

O universo das tintas é enorme! Parte importante na hora de finalizar a reforma ou manutenção do lar, elas são capazes de transformar todo o ambiente. Mas você sabe que tipo de tinta é ideal para cada cantinho da casa? Para acabar com essa dúvida, vamos explicar com detalhes qual a diferença e para que serve cada tipo de tinta:

Tinta acrílica

Uma das mais utilizadas, a tinta acrílica é indicada para ambientes internos e externos e funciona muito bem em paredes de alvenaria. Ela conta com três acabamentos – acetinado, semi-brilho e fosco – que trazem mais ou menos brilho para a pintura. É de fácil lavagem e é feita a base de água.

Tinta látex ou PVA

Apesar de também ser a base de água, a tinta látex é indicada para ambientes internos e é encontrada apenas no acabamento fosco. Uma de suas vantagens é a sacagm rápida e valor, mas é menos simples de limpar. Pode ser aplicada em gesso e é muito utilizada no teto ou paredes internas que não necessitam de manutenção constante.

Tinta esmalte

Para superfícies de madeira ou metal, essa é a melhor opção. Feita a base de solvente ou água, é resistente à ação da chuva e sol e, portanto, pode ser utilizada em área externa. Conta com acabamento fosco, alto brilho ou acetinado.

Tinta epóxi

Por fim, a tinta epóxi possui alta resistência ao atrito e é a melhor opção para ambientes com muita circulação de pessoas, como garagens, quadras esportivas, escolas e outros. É resistente às ações do tempo e também a produtos químicos. 

Acabamentos

Conhecer os acabamentos também é importante na hora de escolher a melhor tinta. Tenha em mente que quanto menos brilho, maior a capacidade de disfarçar irregularidades na superfície. Então, para esses casos, opte pelo acabamento fosco. Esse acabamento também auxilia na iluminação difusa. As tintas com brilho, por outro lado, destacam as texturas e possuem fácil manutenção e limpeza. Quanto mais brilhante, mais simples de limpar. Por fim, tintas com textura são a escolha perfeita para quem busca acabamentos diferenciados. Elas também funcionam bem em ambientes externos.

Isabella Nalon (@isabellanalon)

À frente do Nalon Arquitetura, atuou como arquiteta na Prefeitura de Münster, na Alemanha. Acumula mais de 20 anos de experiência em projetos residenciais, comerciais e corporativos.

Duo de cores e figuras geométricas: jeitos de ousar nas paredes

Artigo Anterior

ABNT publica primeira norma para galpões flexíveis

Próximo Artigo

Separamos para você