Nossa casa é um espaço que precisa oferecer bem-estar e qualidade de vida, independentemente da fase de vida de cada morador. Ter um jardim ajuda a criar um ambiente de paz e relaxamento, necessário a todos, para aproveitar sozinho, com amigos e família, e com os pets. O jardim, ou o verde em casa, proporciona a sensação de local de descanso, diminuindo a ansiedade e estimulando a criatividade. As plantas ajudam com problemas respiratórios inclusive.
Algumas opções de jardins para se ter em casa:
Jardim vertical
Ele pode ser executado tanto em residências quanto apartamentos, varandas ou jardins de inverno. Esse jardim é de pouca manutenção, e é muito importante ter um ponto de água para garantir um sistema de irrigação automático, o que garantirá plantas sempre bem cuidadas e verdes.
Jardim com gramado
Se você tem quintal disponível em casa, aproveite para investir em um belo gramado verde para correr de pés descalços.
Mini hortas
O verde está completamente ligado à uma boa alimentação. Em uma mini horta, é possível plantar temperos e outras folhagens 100% naturais, com pouco trabalho de manutenção e sem precisar disponibilizar muito espaço. E, além disso, você pode ter seus próprios produtos orgânicos. Caso você não tenha espaço em casa, pode ver no seu condomínio ou bairro um local para sugerir uma horta comunitária.
Plantas em vasos
Elas podem ser usadas tanto em apartamentos quanto residências. Importante se atentar às espécies, pois algumas preferem sombra e outras sol.
Aposte em algumas espécies que emanam cheiros agradáveis, que irão trazer uma agradável sensação de relaxamento.
Os espaços verdes são fundamentais para o bem-estar. Os benefícios vão além de fazer bem ao meio ambiente, mas auxiliam também na saúde mental. Aposte nessa ideia e não irá se arrepender.
Isabella Nalon (@isabellanalon)
À frente do Nalon Arquitetura, atuou como arquiteta na Prefeitura de Münster, na Alemanha. Acumula mais de 20 anos de experiência em projetos residenciais, comerciais e corporativos.