Como já mencionamos para vocês em alguns textos, está entre algumas das principais atividades da Healthy Building Certificate (HBC) realizar certificações e analisar as questões de saúde e bem-estar das edificações. Certificamos construções, produtos, profissionais e projetos e com o surgimento e agravamento da pandemia causada pelo covid-19, vimos que havia a necessidade de criarmos protocolos rigorosos e específicos para que as empresas pudessem retomar suas atividades com segurança. Por isso, a HBC passou a oferecer a certificação HBC Covid-19.

Mesmo após a vacinação e o funcionamento dos comércios sendo normalizado, a preocupação com o contágio ainda deve existir, afinal a pandemia não acabou. Diante desse cenário, como as empresas podem realmente assegurar que adotam as medidas de preventivas para cuidar da saúde de seus clientes e funcionários? 

Ciente das dúvidas que surgem em função dos protocolos de recomendações para atividades econômicas durante a pandemia indicado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e dos órgãos estaduais, nós criamos o selo e no período de 1 ano, o concedemos para mais de 500 estabelecimentos brasileiros e americanos cujas empresas passaram pelo processo de análise para atestar que seguem rigorosamente os protocolos de limpeza e sanitização. Ou seja, o selo é uma garantia de que as empresas oferecem condições adequadas de sanitização e distanciamento e comprovam sua preocupação e seu compromisso em proporcionar segurança em suas operações.

A motivação para desenvolvermos o selo foi pautada em dois olhares. De um lado, a dificuldade que as empresas relataram quanto ao entendimento sobre os protocolos de segurança solicitados pelos órgãos reguladores. Do outro, a apreensão mediante o afastamento de seus clientes, quedas nas vendas e o compromisso em oferecer as condições adequadas de trabalho e de consumo. Por isso, implementamos nossa experiência para reunir, em um único documento, as medidas indicadas tanto pela Anvisa, como também pelo Centro de Prevenção e Controle de Doença (CDC), dos Estados Unidos.

Os protocolos que regem a conquista do selo HBC Covid-19 são voltados especialmente para lojas do comércio em geral, restaurantes, templos religiosos, escritórios, rede hoteleira, consultórios e estabelecimentos de ensino, entre outros. A certificação compreende desde ambientes com maior complexidade, analisando até mesmo a qualidade do ar presente no ambiente. Após implantar e validar todas as medidas indicadas pela HBC, as empresas adquirem o direito de usar a autenticação pelo período de um ano. 

Medidas de prevenção

Entre as instruções indicadas pela HBC, estão o treinamento de colaboradores sobre os procedimentos de limpeza, o uso de máscara de proteção durante todo o período de trabalho, a lavagem correta das mãos com água e sabão, por pelo menos 20 segundos várias vezes ao dia, a proteção e a limpeza de solas de sapato antes de entrar no ambiente e o uso de lenços descartáveis para a higienização constante de superfícies. É fundamental que todas essas obrigações, já tão conhecidas, sejam rigorosamente seguidas mesmo que as pessoas já estejam vacinadas.

Além disso, é importante alertarmos também sobre a importância da ventilação natural no ambiente e da realização periódica de manutenção nos sistemas de ar-condicionado. Para nós que já debatemos sobre a saudabilidade dos ambientes há algumas semanas, essas orientações parecem óbvias, mas para muitos ainda não é. Por se tratar de um vírus que se espalha facilmente, a qualidade do ar é super importante para não existir o risco de contágio.

Recebendo o Selo HBC Covid-19

Para obter o selo, a empresa auditada precisa seguir rigorosamente um dos três protocolos estabelecidos pela nossa equipe. No Protocolo Covid Básico são levados em consideração os parâmetros da legislação local e recomendações da Anvisa para limpeza e desinfecção, por meio dos produtos indicados. Já no Protocolo Covid Plus, são analisados os parâmetros do protocolo anterior e as estratégias de uso contínuo para tratamento da qualidade do ar. 

A HBC ainda possui o Protocolo Total Health, que inclui todos os cuidados do protocolo Covid Plus e analisa questões relacionadas com a iluminação, acústica, campos eletromagnéticos, qualidade da água e do ar, produtos de limpeza, paisagismo e áreas para atividades físicas e convivência do ambiente.

A primeira etapa, batizada como Conscientização, engloba o entendimento das necessidades de mudanças, por parte do postulante, para se enquadrar no processo. O próximo passo é o Treinamento, quando os protocolos são estudados e a equipe de limpeza é orientada sobre o modo de operação a ser seguido. A terceira etapa, que fecha o ciclo, é a Avaliação para entender se todas as medidas promovidas respondem aos rigorosos critérios condicionados ao selo.

Marcos Casado (@marcoscasado1)

Engenheiro civil, atuou como gerente técnico do Green Building Council Brasil e foi gestor de obras no ABN AMRO Real. É diretor do HBC Brasil – Healthy Building Certificate.

Os benefícios da natureza em casa

Artigo Anterior

Ecoquest discute soluções sustentáveis na construção civil

Próximo Artigo

Separamos para você