Com a chegada da Pandemia de Covid19, o setor corporativo literalmente virou de cabeça pra baixo e boa parte dos profissionais precisou partir para o esquema de home office às pressas. Após quase dois anos, a vida está voltando gradualmente ao normal. Várias empresas começam a trazer seus profissionais novamente a campo, mas nem tudo será como antes. Há diversas lições aprendidas e muitas alterações que precisam ser realizadas, com o intuito de fazer tudo rodar novamente. Hoje, vamos abordar o cenário presente e futuro de empresas, escritórios e coworkings no pós-pandemia. Acredito que boa parte das transformações que ocorrerão daqui pra frente serão bem positivas e terão como prioridade o bem estar, a qualidade de vida e segurança dos colaboradores. Vamos ver alguns exemplos?

Espaços Informais

Uma tendência que já vinha acontecendo antes de 2020 e, que ganhou ainda mais força agora, diz respeito sobre espaços mais informais dentro das empresas. Se você olhar o layout de alguns projetos, principalmente de multinacionais, vai perceber que elas já estavam criando ambientes mais leves. Até mesmo empresas com um cunho mais formal, como um escritório de advocacia, por exemplo, também estão se abrindo para essa novidade. Ter um lounge mais amplo, com sofá e mesa de centro, em que você possa fazer uma reunião mais confortável, ao invés de uma sala de reunião fechada, é uma dessas apostas. A partir disso, seus colaboradores ou clientes poderão se sentir mais confortáveis, fato que resultará em um encontro mais produtivo. 

Open Space e Integração

Agora você não vai precisar mais ir até a sala do líder para conversar sobre os assuntos de trabalho. Afinal, muitas empresas já estão adotando o Open Space, que nada mais é uma integração maior entre os seus colaboradores. Dentro desse conceito não há divisões de salas e baias altas fechadas, é tudo aberto! Portanto, o diretor ou gerente estará em uma mesa mais acessível, que garante uma maior interação com sua equipe. Mas, calma, sua privacidade está garantida! No caso de quem precisar resolver um assunto pessoal, fazer uma reunião via call, ou atender uma ligação no celular, já estão sendo instaladas pequenas salas para esses fins, em que você poderá falar com mais tranquilidade. 

Biofilia

Esse tema já vem sendo abordado em outros artigos meus, além de já estar presente em vários projetos corporativos bem antes da pandemia: a Biofilia. A palavra tem origem de (bios – vida e philia – amor), que representa trazer o verde e a conexão com a natureza para os espaços. Ou seja, cada vez mais as empresas apresentam ambientes mais verdes, com jardins verticais e o colorido das flores. E, como boa parte das pessoas já está adotando esse estilo em casa, nada melhor que trazer esse clima energizante para a empresa também. Da mesma maneira, vale citar que os escritórios têm buscado oferecer ambientes mais alegres e coloridos também, diferente das cores mais sóbrias do passado. Tudo isso para motivar ainda mais as pessoas. 

Ventilação

É inegável que esse é um dos tópicos que mais vai mudar daqui pra frente! Afinal, será primordial incluir alternativas para o aproveitamento da ventilação natural, em que seja possível a renovação de ar em cada ambiente. Para se ter uma ideia, a pandemia já fez as normas de climatização das empresas serem alteradas, que resultou no aumentou de pedidos de adequações nos escritórios corporativos, a fim de atender essas novas regras (ou para quem vai abrir um negócio, aumentou a atenção com esse aspecto durante a criação do layout). Portanto, verifique se a sua empresa está seguindo as especificações necessárias. 

Sistema Híbrido / Rodízio

Boa parte das empresas, que antes tinham vários andares em um prédio, ou até mesmo um edifício próprio, reduziram o tamanho. O motivo é que algumas delas passarão a trabalhar no esquema híbrido, em que os profissionais não precisarão ir para o escritório todos os dias, realizando, assim, parte da sua jornada em home office (como já estava sendo feito durante a pandemia). Seguindo esse raciocínio, não há a necessidade de espaços tão grandes, pois o quadro de colaboradores nunca estará completo em um único dia de trabalho, em razão de um rodízio combinado. 

Dessa forma, não necessariamente haverá uma mesa fixa para cada profissional. Portanto, os móveis e espaços de trabalho serão literalmente compartilhados. Hoje, eu estou nessa mesa, amanhã será o meu colega do RH, depois o profissional de Compras, e assim por diante. Essa tendência já está acontecendo em várias grandes empresas. Por isso, futuramente, o próprio funcionário poderá agendar via aplicativo em que mesa de trabalho ou área da empresa vai querer trabalhar no dia ou semana seguinte, como se fosse reservar um lugar de avião. Uma alternativa para evitar um acúmulo de pessoas no mesmo ambiente, como organizar a vida de todos. 

Lockers

Agora, você deve estar se perguntando: “Mas Bruno, se não vai mais ter mesa de trabalho, onde é que eu vou guardar as minhas coisas do escritório?”. Calma, que eu já explico! Acompanhando essas mudanças todas, muitas empresas já estão instalando Lockers (sim, aqueles armários tipo de colégio ou academia), para que os colaboradores guardem os seus pertences. 

Servidores x Nuvens

Outro item importante é o gabinete ou rack, o local onde fica guardado o servidor central dos computadores da empresa. Antes da pandemia, muita gente utilizava servidores físicos para armazenar os dados, o que necessitava de um maior espaço e cuidados com a climatização da sala. Mas, do ano passado pra cá, aumentou muito o número de profissionais que passaram tais informações para a nuvem, facilitando a vida da equipe. E, mesmo quem ainda prefere manter algum equipamento fixo, ou que possui alguma particularidade pela área de atuação, acabou por escolher modelos menores e mais práticos.

Videoconferência

Já imaginou fazer uma reunião com tecnologia e acústicas semelhantes a um show de música? Por incrível que pareça isso já é possível! As empresas estão começando a instalar sistemas profissionais de videoconferência, com o intuito de bloquear o som ambiente da sala e captar apenas a voz de quem está participando da reunião. Dessa forma, outras pessoas podem trabalhar no mesmo local, sem que ocorram interferências. Há também quem esteja montando salas totalmente profissionais e separadas para esse fim, com câmeras que foquem exatamente na pessoa que está falando no momento, espelhamento de tela, entre outros recursos. A procura se deve pela importância que esse tipo de evento ganhou nos últimos dois anos. Afinal, mesmo que as atividades sejam normalizadas, as videoconferências vieram pra ficar!

Limpeza

Não podemos deixar de falar dos cuidados essenciais. Para prosseguir com todos os protocolos, as empresas que estão reabrindo deverão fornecer kits de higiene para seus funcionários, com máscaras e álcool gel, além de aumentar a frequência da realização de limpezas dos escritórios e mobiliários. 

Ambiente Saudável

Em um dos meus artigos anteriores, eu abordei a questão de ter uma casa saudável. Falando nisso, também temos que garantir um espaço seguro e agradável para os funcionários da empresa. Afinal, o trabalho é o nosso segundo lar. Quando falamos em espaços saudáveis, não tratamos apenas da sustentabilidade, precisamos pensar na qualidade da água que as pessoas estão consumindo, se o carpete da sala pode trazer algum tipo de alergia, se a iluminação está adequada para o tipo de atividade realizada, se a tinta utilizada está liberando algum tipo de toxina, etc. Portanto, tudo precisa ser observado com muita atenção. Meu olhar sobre essas questões ficou ainda mais apurado após uma certificação que realizei pela Healthy Building Certificate (HBC), uma empresa especialista na consultoria e certificações de construções saudáveis. Depois do curso me tornei um profissional HBC Pro juntamente com outros colaboradores de meu escritório.

Bruno Moraes (@brunomoraesarquitetura)

Arquiteto pela Belas Artes, pós-graduado pela FAU-Mackenzie, especialista em gestão e execução de obras. Atuou no escritório de Siegbert Zanettini e foi o arquiteto do Programa Eliana, do SBT. 

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