Marcenaria planejada

Foto: Julia Herman

Algumas pessoas ainda têm dúvidas se vale a pena uma marcenaria planejada ou comprar móveis prontos. Entendo que cada caso tem uma solução específica, e enquanto lindas peças soltas de design podem compor muito bem um espaço e atender as necessidades, muitas vezes uma marcenaria bem planejada pode otimizar o uso, e se bem pensadas, ainda ajudam na composição da decoração.

Em espaços pequenos, podemos em uma única peça, ter diversas soluções. Ao demolir alvenarias, por exemplo, um móvel divisor de ambientes pode ter várias funções, como apoio para tv, adega, home-office. Mas isso tudo só é possível se a marcenaria for muito bem projetada. Com esse planejamento garante-se um melhor uso dos espaços, boa circulação e qualidade.

Ao contratar esses serviços, tenha sempre em mente a funcionalidade, para que o seu móvel possa atender diversas funcionalidades. As medidas são muito importantes, pois de nada adianta pensar, por exemplo, numa gaveta onde não caiba uma pilha de camisetas.

A marcenaria planejada permite brincar com cores, formas, estilos, materiais, trazendo uma infinidade de composições e soluções, permitindo que você personalize o ambiente, inserindo seu estilo próprio. 

Uma outra vantagem da marcenaria planejada é a questão da ergonomia. Podemos adaptar o projeto para qualquer necessidade do usuário, sendo ele alto, baixo, criança, idoso, podendo assim sair das medidas padronizadas.

Escolha os materiais corretos para cada ambiente e para cada uso. Em áreas úmidas, por exemplo, existem materiais específicos para isso. Hoje é raro usar madeira maciça na fabricação dos móveis, e na maioria dos casos usa-se o MDF, feito de fibras compactadas e unidas por uma resina sintética.

Aposte num bom projeto, e contrate bons profissionais para executar os móveis. No caso de móveis planejados, é fundamental que a empresa seja capacitada e tenha experiência no ramo.

Pense que você estará investindo em peças que irão durar muitos anos, talvez décadas, então é importante que você aposte em qualidade e em um projeto que reflita seu gosto e estilo.

Isabella Nalon (@isabellanalon)

À frente do Nalon Arquitetura, atuou como arquiteta na Prefeitura de Münster, na Alemanha. Acumula mais de 20 anos de experiência em projetos residenciais, comerciais e corporativos.

Fale conosco
 loja@pini.com.br(11) 4858-5012

Fundada em 1948, a PINI é uma empresa de informação especializada no atendimento às necessidades dos profissionais e empresas da indústria da construção civil. Atua nas áreas de Mídia, Sistemas, Educação, Informação Estratégica e Consultoria.

Copyright © 2021 PiniWeb. Todos os direitos reservados.