A demanda por espaços multifuncionais vem crescendo a cada dia, pois eles conseguem abrigar mais pessoas e cumprem diferentes papéis em áreas menores. Aquela divisão de áreas com uso específico definido (sala, quarto, cozinha, etc.) não funciona mais e não atende as necessidades atuais. A integração dos ambientes, criando lugares maiores e sensação de maior amplitude é uma característica marcante nos projetos dos novos tempos. Paredes são derrubadas e tudo acaba se tornando multifuncional.

O espaço multiuso ajuda a reinventar a casa, dando forma a áreas que podem conter mais de uma função e aproveitando melhor locais ociosos. Seja em ambientes integrados ou cômodos extras, essa é uma excelente maneira de aproveitar melhor a área disponível na sua casa. Com projetos bem pensados um escritório pode ser também um quarto de hóspedes, o living pode ser um home theater, a varanda pode ser a sala de jantar e a cozinha, um banheiro pode ser também lavabo, e assim por diante. Já virou uma coisa normal a cozinha integrada à área de estar e jantar, que ainda pode ter um espaço home office. Além disso, os ambientes podem ter diferentes funções em diferentes horários do dia. De dia uma função, de noite, outra por exemplo.

Os apartamentos, mesmo grandes, têm cada vez menos divisões ou paredes, tudo é integrado e os espaços – sala de estar, jantar, home office e cozinha – algumas vezes até o quarto – são um só ambiente que deve manter a boa circulação e funcionalidade com os móveis, tapetes e outras estratégias, definindo onde acaba uma área e começa outra. Espaços multifuncionais pedem soluções criativas e devem ser fluidos e com boa ventilação e iluminação. É muito importante um projeto muito bem estudado para dar o máximo de conforto e qualidade de vida.

Algumas dicas de como projetar seu espaço:

  • 1- Escolha bem o local e quais as funções que ele irá exercer;

  • 2- Anote tudo o que será necessário para as atividades acontecerem de maneira ideal;

  • 3- Escolha materiais que atendam às necessidades dos usos desse espaço (pense na manutenção, no toque, na temperatura);

  • 4- Use cores que se adequem a todas as funções;

  • 5- Faça um bom projeto de iluminação pensando em todos os usos e em todos os horários;

  • 6- Se quiser delimitar as áreas dos espaços com diferentes funções, use materiais ou cores diferentes, definindo assim os espaços sem o uso de paredes;

  • 7- Opte por um mobiliário versátil, multiuso. E você também pode utilizar os móveis como divisórias;

  • 8- Coloque sua personalidade nas escolhas, para refletir seu estilo. 

Um espaço multiuso é muito mais funcional e transforma a sua relação com o seu lar.

Isabella Nalon (@isabellanalon)

À frente do Nalon Arquitetura, atuou como arquiteta na Prefeitura de Münster, na Alemanha. Acumula mais de 20 anos de experiência em projetos residenciais, comerciais e corporativos.

Pós-venda na arquitetura

Artigo Anterior

Marcenaria planejada

Próximo Artigo

Separamos para você