A Linha Uni, Concessionária responsável pelas obras da Linha 6-Laranja de metrô, finalizou o plantio de 19.139 mudas de 80 espécies nativas da Mata Atlântica, resultado do Projeto de Restauração Florestal para compensar a remoção autorizada de árvores em seus canteiros.

O cultivo foi realizado na Fazenda Atalaia, em Campinas-SP. Outras 2.281 mudas serão incorporadas ao projeto paisagístico da Linha 6-Laranja ao longo das obras. O número total, 21.417, supera em mais de dez vezes o que será suprimido até a entrega da linha em 2025.

“Fizemos um reflorestamento de mata nativa de mais de 11 hectares na Fazenda Atalaia, contribuindo para o aumento da biodiversidade e a proteção das nascentes do local. Dessa forma, deixaremos um importante legado ecológico para o Estado de São Paulo.  O plano prevê ainda uma quantidade de árvores plantadas na cidade de São Paulo, no próprio projeto paisagístico da linha, superior à que será retirada”, explica Nelson Bossolan, CEO da Linha Uni.

A implantação do Projeto de Restauração Florestal tem como objetivo a recuperação das Áreas de Preservação Permanente (APP), como forma de restituir o ambiente que havia no local anteriormente, incluindo flora e fauna. No caso da Fazenda Atalaia, a aprovação foi para o Programa Nascentes da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo, o que significa que o reflorestamento no local preserva os recursos hídricos e contribui para a recuperação da mata ciliar, reduzindo os processos erosivos. A concessionária ficará responsável por monitorar periodicamente a área restaurada pelos próximos 20 anos

A Linha Uni faz estudos ambientais e obtém as devidas licenças para realizar o corte de vegetação para a construção da Linha 6-Laranja. O Projeto de Restauração Florestal da Linha Uni está em conformidade com o Código Florestal (n° 12.651/2012), com a Instrução Normativa MMA nº 06, de 15 de dezembro de 2006 e com a portaria SUMA nº 130/2013. 

A Linha 6-Laranja ligará o bairro da Brasilândia à estação São Joaquim, na região central, em um trajeto de 15 quilômetros com 15 estações. O tempo de transporte entre os dois pontos da cidade, que atualmente leva 90 minutos de ônibus, será reduzido a apenas 23 minutos.

Maior obra de infraestrutura em execução atualmente na América Latina, a Linha 6-Laranja de metrô é uma parceria público-privada (PPP) do Governo do Estado de São Paulo com a Concessionária Linha Universidade. As obras estão em execução pelo braço de construção do grupo ACCIONA, com geração de mais de 9.000 empregos diretos e indiretos. Depois de finalizada, a Linha 6 será operada pela Linha Uni por 19 anos.

Serviço

Para mais informações, acesse www.linhauni.com.br/.

Marcenaria planejada

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