Ter lucro no escritório pode ser desafiador pros profissionais que vivem nesse universo criativo, mas é muito saudável que nosso escritório obtenha lucro, por isso se torna tão importante a administração financeira.

Vamos iniciar planilhando todos nossos custos fixos, as despesas operacionais do projeto em questão (suas horas técnicas e também dos profissionais envolvidos, cópias, papéis e afins) e o lucro que almeja pro projeto. É muito importante definir corretamente como será o desenvolvimento desse projeto, analisando bem os custos antes de mandar a proposta para que fique agradável pro cliente e pro escritório.

Você já tem anotado o valor que quer ganhar no mês líquido no seu bolso? E sabe quanto custa ter seu escritório (espaço físico, encargos, manutenção, computadores, programas) e os parceiros ou funcionários envolvidos nos projetos? Tendo esse valor somado, você divide ele por dias trabalhados e aí pelas horas trabalhadas. O resultado será o valor da hora bruta do seu escritório, para finalizar o valor da hora que você vai utilizar, inclui o lucro que gostaria.

Vale prestar atenção em alguns itens como: não iniciar um trabalho sem antes fechar a proposta, descrever direitinho quais serão os serviços prestados e quais os prazos de entregas e acompanhamento, importante saber se o escritório tem uma reserva financeira caso tenha alguma quebra de contrato ou atraso em pagamentos. E a dica para finalizar é que você desde o início divida as contas! Não utilize a conta jurídica para acertar assuntos pessoais e vice-versa, pois quanto mais organizado está esse ponto, melhor será a organização.

Se você organiza sua agenda para que toda semana posso trabalhar 1h nesse cenário financeiro, sua cabeça fica até mais leve pois consegue ver com clareza os números e ajustar o que for necessário. Caso fique muito desafiador, existem no mercado aplicativos e plataformas que podem ajudar nesses processos! Sugiro que encontre a melhor forma para organizar suas finanças com sabedoria e praticidade.

Pati Cillo (@paticillo_arquitetura)

Expert em tendências globais de arquitetura, sustentabilidade, design e tecnologia, acumula duas décadas de experiências em obras residenciais, comerciais e corporativas.

Sapateiras em casa: Especialistas explicam como definir e qual a melhor forma de organizá-las

Artigo Anterior

Construção civil aumenta investimento no litoral norte catarinense

Próximo Artigo

Separamos para você