Maior edifício comercial do Brasil investe em tecnologias para economia de água e energia

Durante a Semana do Meio Ambiente, que ocorre na primeira semana de junho em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5/6), iniciativas sustentáveis ganham ainda mais visibilidade. Em Goiânia, o Órion Business & Health Complex se destaca como exemplo de construção de grande porte que alia tecnologia, eficiência e responsabilidade ambiental.

Com 190 metros de altura e mais de 124 mil m² de área construída, o Órion Complex foi entregue em 2018 e incorpora uma série de medidas sustentáveis que contribuem para a redução de impactos ambientais e para a economia operacional do empreendimento.

Reaproveitamento de água: economia e preservação

O edifício conta com um sistema de reúso que capta água do ar-condicionado e da chuva. A água proveniente do gotejamento dos aparelhos é armazenada em um tanque de 35.700 litros e reutilizada na limpeza e manutenção dos jardins. Segundo estimativas, essa prática poupa água potável suficiente para abastecer 324 pessoas por dia.

Além disso, a água da chuva é coletada no topo do edifício e conduzida para um sistema de infiltração que ajuda na recarga do lençol freático, reduzindo a sobrecarga das redes pluviais.

Fachada inteligente e ar-condicionado eficiente

A fachada espelhada do complexo utiliza vidros especiais que barram o calor e a radiação solar, diminuindo a carga térmica interna e reduzindo o uso do ar-condicionado. “O vidro ajuda a manter a temperatura estável e dispensa o uso de películas, o que colabora com a eficiência energética”, explica o síndico Leopoldo Gouthier.

O sistema de climatização também é um diferencial. Em vez de unidades individuais, o prédio possui uma Central de Água Gelada (CAG), equipada com chillers de alta performance com capacidade de 2.400 TR (toneladas de refrigeração). A tecnologia proporciona até 40% de economia de energia elétrica, atendendo com eficiência as mais de 630 salas do edifício.

Como usar feedbacks e depoimentos de clientes para fortalecer sua marca

Artigo Anterior

Resultados ambientais inspiram público da CASACOR em palestra sobre certificação AQUA-HQE™

Próximo Artigo

Separamos para você