stão abertas as inscrições para o programa de trainee internacional do Grupo Prysmian, multinacional de origem italiana na fabricação de cabos de energia e telecomunicações.
Jovens de todo o mundo têm até novembro para se inscrever no Build the Future, que em 2021 completa onze edições. Desde a criação em 2012, já foram contratados mais de 300 profissionais por meio do programa – destes, 28 são brasileiros.
Após o processo seletivo, o programa se inicia nos país de contratação com 1 ano de job rotation e depois os participantes assumem uma posição por 3 anos em alguma localidade do Grupo Prysmian no exterior.
Quem pode se inscrever?
Podem se inscrever profissionais recém-graduados (até 18 meses após a emissão do diploma) ou que estão prestes a encerrar a graduação em cursos das áreas relacionadas à Engenharia, Administração e Economia.
É fundamental ser fluente em inglês, ter excelente capacidade e habilidades comunicativas e disposição para aprender e se relacionar com outros colegas. Experiências internacionais como estágios e intercâmbios são pré-requisito.
Como funciona o programa?
Uma vez encerradas as inscrições, os candidatos que se enquadrarem nos critérios de seleção serão convocados para testes online entre novembro e dezembro. As avaliações vão mensurar o raciocínio verbal/numérico e o nível de inglês dos participantes, além de identificar comportamentos que sugerem liderança.
Os melhores desempenhos nos testes serão chamados, ainda em dezembro, para uma entrevista virtual com o setor de recursos humanos da empresa. Quem se sair bem na entrevista vai para a fase de atividades em grupo em janeiro até que os melhores sejam chamados para a fase de entrevistas formais com o RH entre fevereiro e março.
Os selecionados após quatro etapas recebem uma proposta de trabalho remunerado antes de iniciar a imersão global, um grande overview sobre os negócios e o mix de produtos do Grupo com duração de duas semanas em paralelo com o programa de mentoria.
As duas semanas de integração preparam os selecionados para um ano de rotação em três diferentes áreas do Grupo: Comercial, Pesquisa & Desenvolvimento e Operações em uma das plantas industriais do país de origem ou mais próximo do candidato.
Após um ano cultivando experiências, aprendizados e relacionamentos, os trainees estarão habilitados para uma missão internacional de três anos, uma espécie de intercâmbio profissional interno para atuar em outro país na função em que tiveram mais familiaridade e dentro das necessidades da empresa para aquela região e/ou país.
Encerrada a missão, os profissionais voltam ao país de origem para assumir uma nova responsabilidade nas áreas técnicas ou de negócios, iniciando uma carreira no Grupo Prysmian.
A partir desta edição, o Build the Future oferece um programa alternativo para quem não deseja participar da missão internacional. Com o Empower your Community, os trainees finalizam o primeiro ano de rotação e passam a atuar em funções dedicadas a contribuir com a transição energética e a digitalização das comunidades locais.
Qual é o cronograma do processo seletivo?
· Etapa 01 – Inscrição online
Até de novembro de 2021 – clique aqui para se inscrever
· Etapa 02 – Avaliação online
Novembro a dezembro de 2021
· Etapa 03 – Entrevista online
Dezembro de 2021
· Etapa 04 – Avaliação em grupo
Dezembro de 2021 a janeiro de 2022
· Etapa 05 – Entrevistas
Janeiro a fevereiro de 2022
· Etapa 06 – Proposta de trabalho
Fevereiro a março de 2022, com início do programa a partir de abril de 2022