Criado por Isaac Newton, o círculo cromático é um instrumento indispensável para profissionais que trabalham com cores como arquitetos, estilistas, decoradores, entre outros. Sua função consiste em indicar quais são as melhores combinações, tornando a escolha das tonalidades mais assertivas. O círculo contém três cores primárias, três secundárias e seis terciárias, adicionando o preto e o branco traz uma infinidade de possibilidades para quem for utilizar.

É importante saber também, o que são as cores que compõem o círculo cromático.

  • Cores primárias: amarelo, vermelho e azul.
  • Cores secundárias: a mistura de duas cores primárias.
  • Cores terciárias: a mistura das cores primárias com cores secundárias.

Cores Complementares

As cores complementares são aquelas que apresentam maior contraste entre sim e são opostas no círculo cromático. Por exemplo: vermelho e verde. Elas funcionam muito bem quando a ideia é criar um ambiente com cores vivas, cheio de energia e personalidade.

Cores Análogas

estão dispostas bem próximas umas das outras dentro do círculo cromático, devido ao alto grau de proximidade. Elas também são chamadas de análogas porque apresentam mesma cor básica em meio à composição, a exemplo do amarelo-ouro e laranja-avermelhado que têm a cor laranja presente em cada uma.

No centro de alguns círculos cromáticos encontramos desenhos geométricos com numerações que ajudam a visualizar as combinações. Nessa ferramenta, as cores intensas, suaves, escuras, claras, quentes e frias estão presentes, porém usando as técnicas certas, é possível encontrar harmonizações complementares, dupla complementares, análogas, tom sobre tom, monocromáticas e triádicos. Isso facilita o trabalho dos profissionais, além de aguçar a inspiração para ideias que não seriam possíveis sem a utilização do círculo. Na arquitetura, o entendimento entre as cores pode mudar completamente a percepção de um cômodo, influenciando diretamente no estilo ambiente. 

Dica bacana: sempre uso um círculo cromático online, que você pode incluir uma foto que você gosta muito, extrair a composição cromática dessa imagem. O site te dá várias formas de combinação que citamos, como análoga, entre outras. Eu uso demais para montar o moodboard de cada cliente.

O site é https://color.adobe.com/pt/create/color-wheel

Marina Carvalho (@marina.carvalho.arquiteta)

Arquiteta e designer de interiores com MBA pela FGV, atuou no Studio Arthur Casas. Toca escritório com seu nome.

Como construir uma casa de campo?

Artigo Anterior

Grupo Prysmian abre inscrições para o seu programa de trainee internacional

Próximo Artigo

Separamos para você