Fachada colorida, paixão nacional

Cartão de visitas de uma casa, a fachada é também a identidade da arquitetura, a primeira impressão de quem chega. Há infinitas possibilidades para personalizar a fachada e, confesso, eu adoro quando o assunto é fachada colorida. Sabe aquele estilo característico em Trancoso, na Bahia, e Tiradentes, em Minas Gerais? Acho uma alternativa bem brasileira e original.

Há diversas cores que podemos aplicar, tudo de acordo com o perfil do projeto e, é claro, o gosto e as referências dos nossos clientes. Só temos que tomar muito cuidado com a escolha da tinta, pois a cor muito saturada pode desbotar com o sol. E a manutenção acaba sendo recorrente, dando bem mais trabalho. Um azul forte ou um vermelho, por exemplo, tendem a desbotar mais rapidamente com o Sol.

Outra dica é: há no mercado tintas acrílicas recomendadas para áreas externas, que, muitas vezes, trazem componentes mais resistentes às intempéries. Já vi, inclusive, algumas opções com propriedades elastoméricas, em que a tinta acaba até mesmo se ‘esticando’ e acompanhando a dilatação das paredes. Vale super pesquisar mais a respeito.

Ao optar por cor, podemos ir também com materiais mais duráveis e resistentes ao tempo, como pedra, tijolinho aparente e algo mais natural. Podemos usar ainda pastilhas, cerâmicas, concreto aparente, pois dura mais e tem menor manutenção. É mais fácil manter por mais tempo, possuem vida útil maior.

Separamos três dicas para ajudar a definir a cor da fachada:

1. Depois de analisar o espaço, vale priorizar os tons favoritos, aqueles que trazem as melhores sensações para os moradores.

2. Na sequência, depois de fechar essa seleção de cores, vamos pensar no tipo de material que será usado, se será tinta mesmo ou algum revestimento.

3. Se optar pela tinta, será preciso verificar a incidência de luz do local, ter em mãos o círculo cromático para criar a paleta de cores e fazer um teste, pintando um pedacinho da fachada para ter certeza da cor que será usada.

Marina Carvalho (@marina.carvalho.arquiteta)

Arquiteta e designer de interiores com MBA pela FGV, atuou no Studio Arthur Casas. Toca escritório com seu nome.

Fale conosco
 loja@pini.com.br(11) 4858-5012

Fundada em 1948, a PINI é uma empresa de informação especializada no atendimento às necessidades dos profissionais e empresas da indústria da construção civil. Atua nas áreas de Mídia, Sistemas, Educação, Informação Estratégica e Consultoria.

Copyright © 2021 PiniWeb. Todos os direitos reservados.