Mesmo com o anúncio do Governo de baixar as contas de energia elétrica, nada melhor do que pensar em estratégias em casa para reduzir o nosso consumo, não é mesmo? Além de ajudar nas contas do mês, também estaremos fazendo o bem para o meio ambiente (e para nós, consequentemente).

Cor clara é uma ótima dica para usar nas paredes e até mesmo telhados em locais quentes para refletir os raios solares e gerar uma economia na sua conta de energia elétrica.

Cores marrom e vermelho, geralmente encontradas nos telhados convencionais, chegam a absorver até 80% da radiação solar, transmitindo o calor para as edificações. Se por exemplo pintarmos os telhados com cores claras, como branco, poderá refletir até 90% dessa energia luminosa.

Uma solução simples como pintar seu telhado de branco, pode gerar uma economia enorme evitando gastos com refrigeração de ventiladores ou aparelhos de ar-condicionado. Existem no mercado tintas apropriadas para pintura de telhados.

Procure usar cortina com cores claras ou tramas abertas em locais quentes para refletir os raios solares e as tramas abertas para circular o ar e não bloquear o ar quente dentro da edificação. O fato de usar uma persiana blackout ou uma trama mais aberta, vai influenciar mais no quanto de luz você quer evitar que entre no ambiente, ambas irão esquentar o espaço interno por condução térmica do aquecimento do vidro das janelas. Caso queira economizar com mais eficiência sua conta de energia, minha dica é usar nos vidros películas refletivas ou com bloqueio dos raios solares ou até mesmo brise soleis por fora das janelas, eles são mais eficientes que persianas.

Evite muita superfície de paredes ou coberturas de vidro em ambientes quentes, você pode transformar a edificação em uma verdadeira estufa e consequentemente o consumo de energia elétrica para conseguir refrigerar os ambientes.  Hoje existem películas para vidros muito eficientes que chegam a bloquear mais de 95% dos raios solares, este tipo de película seria uma solução para não ter que gastar dinheiro com refrigeração.

Evite usar lâmpadas quentes por toda residência, como por exemplo as lâmpadas halógenas que dissipam muito calor, o Led e fluorescente são ótimas soluções de iluminação que não vão dissipar quase nada de calor, e irão evitar o aquecimento de sua residência.

Procure posicionar cozinhas em locais com pouca insolação e com boa ventilação, pois a cozinha já é um ambiente quente devido a área de cocção, se tornarmos ela mais quente, esta emissão de calor pode se espalhar na residência e ter mais um gasto alto com refrigeração e exaustão do vapor.

Antes de comprar um equipamento elétrico para sua residência, veja o consumo dele, há equipamentos no mercado para a mesma função que chegam a ter o dobro de consumo energético do que outro com a mesma finalidade.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é WhatsApp-Image-2021-05-13-at-20.44.05-150x150.jpeg

Bruno Moraes (@brunomoraesarquitetura)

Arquiteto pela Belas Artes, pós-graduado pela FAU-Mackenzie, especialista em gestão e execução de obras. Atuou no escritório de Siegbert Zanettini e foi o arquiteto do Programa Eliana, do SBT.

Incorporadoras abrem vagas para o Programa de Estágio 2022

Artigo Anterior

Ângulos estratégicos democratizam a vista em torre de uso misto

Próximo Artigo

Separamos para você