Diferentes perfis de arquitetos

A área de arquitetura é, realmente, muito ampla e podemos nos especializar em diferentes ramificações. Há quem sonhe mais com grandes edificações, prédios, pontes, viadutos, há quem se imagine fazendo paisagismo ou cuidando de assuntos de urbanismo, como espaços públicos, praças, desenho de cidades e etc., mas também há quem prefira seguir para o mundo da decoração, comandando projetos de interiores, ou do design de produto, desenhando objetos, móveis, etc. Hoje, tem até arquiteto caminhando para o mundo da fotografia. Temos nomes como, Mariana Orsi, Guilherme Pucci, entre outros, que são arquitetos e trabalham, hoje em dia, como fotógrafos.

Ou seja, aquele desejo de construir casas magníficas e suntuosas, que muitos sonham na universidade, pode não ser o que você vai querer seguir. Podemos citar o arquiteto paisagista Burle Marx, um dos grandes nomes brasileiros, que queria ser pintor e também amava plantas. Frequentou estúdios de pintura no mundo todo, estudou artes plásticas no Rio de Janeiro e foi parar no escritório do arquiteto Lúcio Costa, quando recebeu o convite para fazer o paisagismo da casa dele.

Hoje, minha ideia é reunir algumas das principais vertentes do mundo da arquitetura. Logicamente que os arquitetos podem desenvolver diversos tipos de projetos, até ser um excelente condutor e fiscalizador de obra, mas se tornar um profissional especialista, no meu ponto de vista, tem mais chance de ter sucesso do que generalista.

Arquiteto Urbanista: aqui é bom dizer que para ser arquiteto urbanista é preciso ter cursado uma faculdade de arquitetura e urbanismo, lembrando que algumas não habilitam o profissional a trabalhar também em urbanismo. O urbanista é um profissional de grande escala, deixando de trabalhar somente o lote que há dentro dele para se preocupar com o entorno. Atua no estudo e desenvolvimento de parques, condomínios, projetos de bairros e cidades.

Arquiteto de Projetos e Edificações: Pode trabalhar somente com criação e desenvolvimento de projetos de arquitetura e/ou também responder pela construção, fazendo o gerenciamento e acompanhamento da obra. Alguns escritórios se especializam em produzir apenas projetos executivos em todas as fases necessárias para a construção.

Arquiteto de Iluminação | Lighting Designer: um bom projeto arquitetônico depende do planejamento de iluminação assertivo. O arquiteto luminotécnico cuida da iluminação, seja natural ou artificial, fazendo que a luz valorize os ambientes e desperte sensações.

Arquiteto de Interiores: Executa projeto dos interiores de residências, escritórios e ambientes comerciais, entendendo como aquele espaço será utilizado e pensando em todos os detalhes para um projeto ideal novo ou de reforma. Esse segmento abraça a decoração, entre outras atividades, que formam a lista de funções desse especialista.

Pati Cillo (@paticillo_arquitetura)

Expert em tendências globais de arquitetura, sustentabilidade, design e tecnologia, acumula duas décadas de experiências em obras residenciais, comerciais e corporativas.

Fale conosco
 loja@pini.com.br(11) 4858-5012

Fundada em 1948, a PINI é uma empresa de informação especializada no atendimento às necessidades dos profissionais e empresas da indústria da construção civil. Atua nas áreas de Mídia, Sistemas, Educação, Informação Estratégica e Consultoria.

Copyright © 2021 PiniWeb. Todos os direitos reservados.