Imagem representativa de canetas e marcadores

Já parou para pensar que aprendemos algo novo todos os dias? É incrível saber que podemos agregar algo ao nosso repertório em todos os momentos. E, depois que saímos da faculdade ou até mesmo durante a faculdade, sentimos a necessidade de nos aprofundar em algum assunto que estejamos trabalhando no momento ou algo que nos interesse saber mais.

Encontramos no meio presencial e também no online diversos cursos de extensão, uns rapidinhos, outros mais demorados e, nesses cursos, podemos nos aprofundar e aprender mais. Já fiz curso de iluminação, estruturas, materiais sustentáveis, sketch-up, perspectiva à mão-livre, história da arte e diversos outros nesta minha trajetória e, posso dizer que sempre que vejo algo novo vou lá fazer!

Entendo que os cursos de extensão contribuem demais no nosso desenvolvimento dentro da profissão. Nós arquitetos trabalhamos com vários tipos de projetos e cada um, com certeza, terá algo novo a se especializar. Por exemplo, se vai fazer uma produtora, precisa entender um pouco de acústica, precisa saber fazer um bom projeto de iluminação. São assuntos que a faculdade pode pincelar, mas sem entender um pouco mais não terá segurança para executar esse projeto.

Em primeiro lugar, encontre uma disciplina que faça sentido para a área em que pensa trabalhar, busque os cursos referentes a esta área e se jogue no aprendizado. Posso te afirmar que nunca será demais. E o melhor é que vicia, queremos aprender mais e mais.

Lembro que na época da faculdade tive 7 tipos de história, mas naquele momento nenhuma me interessou, passou um tempo e fui trabalhar com arquitetura de interiores e a história começou a me fazer falta por entender estilos de arquitetura e mobiliário em suas épocas. Busquei um curso onde a professora foi bem indicada por falar em uma linguagem despojada e lá fui aprender. Sim, poderia ter me virado sem esse curso, mas com certeza não teria os mesmos resultados. Digo o mesmo quando iniciei estudos em comportamento humano e inteligência emocional, afinal trabalhamos com pessoas, então entendo que, mesmo não parecendo uma disciplina da arquitetura, é algo que ajuda demais se quisermos ter um bom relacionamento com nosso cliente, com fornecedores e colaboradores.

Quando saí da faculdade, achei que já sabia tudo, hoje vejo que é pouco provável que alguém domine bem todos os assuntos de um projeto ou de uma obra, sem ter se especializado neles. Então vale muito para sua bagagem profissional todo tipo de curso ou vivência, esse aprendizado vai agregar conhecimento e te dar maior segurança para o seu dia a dia.

Pati Cillo (@paticillo_arquitetura)

Expert em tendências globais de arquitetura, sustentabilidade, design e tecnologia, acumula duas décadas de experiências em obras residenciais, comerciais e corporativas.

Projeto do Museu Marítimo do Brasil em pauta

Artigo Anterior

Construção abre cerca de 29,8 mil novos empregos em julho

Próximo Artigo

Separamos para você