Muitas vezes não damos tanta atenção para a sala de jantar, mas esse é um espaço interessante. É um ambiente que, além de ser social, também pode ser de trabalho. Trabalhamos muitas vezes com facas, entre outros utensílios de cozinha que envolvam o ato de estar à mesa e se alimentar – quem tem crianças precisa tomar um cuidado maior com essa parte. Portanto, na construção do local de jantar precisamos ter um cuidado redobrado, para que ele tanto possa atender as funções especificas da refeição, tanto cumprir o papel de receber ou reunir a família e amigos.
Nesse sentido – pensando nas questões técnicas e funcionais – precisamos de um espaço adequado de mesas e cadeiras que permita circulação confortável e que evite qualquer acidente. Precisamos de uma iluminação adequada para que possamos enxergar os alimentos também. Assim como na cozinha, esse ambiente de preparo exige uma boa iluminação para que a gente consiga enxergar o que estamos fazendo e a cor real dos alimentos.
Porém, pensando nas questões de ser um ambiente social, por exemplo, pegando o tema iluminação, por que não pensar em vários cenários para essa sala de jantar? Podemos pensar sim nessa iluminação funcional em busca de ter uma boa visão dos alimentos e atividades. Podemos ter ainda uma iluminação acolhedora, que em determinado momento a gente consiga relaxar para conseguir fazer uma melhor digestão, se alimentar mais devagar, proporcionar a interação das pessoas. Propor algo que incentive as interações, conversas e que possa fazer desse momento uma oportunidade de convivência.
Mais uma vez, se estamos falando em ambiente de convivência, precisamos tomar cuidado também com os materiais. Por exemplo, ter um conforto acústico agradável para conversar. Em resumo, seria ter esse olhar para a sala de jantar não só como a funcionalidade do se sentar e comer, mas não desprezar essa importância para a interação, que acabamos deixando de lado no ambiente.
Cristiane Schiavoni (@cristianeschiavoni)
Arquiteta pela FAUUSP, toca há duas décadas seu escritório com projetos de arquitetura, interiores e reformas marcados pela ousadia no uso de materiais e acabamentos inovadores e versáteis.