Foto: Julia Herman

Quando falamos em escolher o piso ideal para cozinha surgem diversas dúvidas sobre qual seria a escolha ideal. Então, começando pelo básico, o piso ideal para cozinha precisa ter algumas características: ser fácil de limpar, ser resistente e não ser escorregadio. Partindo desses 3 pontos, as demais questões são muito mais vinculadas a estilo, gosto, proposta do projeto.

A cozinha é um ambiente da casa que está em constante contato com gordura, fumaça, água e restos de comida, então o revestimento deve ser durável e fácil de limpar. É muito importante escolher um piso para a cozinha que não seja muito escorregadio, por isso, evite escolher pisos com acabamento polido.

Existem diversos tipos de material, além de diferentes cores, desenhos e modelos de pisos para a cozinha no mercado: porcelanato, granito, vinílico, etc. A escolha tanto do material quanto da cor do piso depende do estilo do projeto para esse ambiente. 

O porcelanato é um material resistente a água, respingos de gordura e ao desgaste causado pela circulação de pessoas. É um tipo de piso bastante durável, com uma enorme variedade de tons e texturas, podendo imitar até mesmo outros materiais, como madeira, granito e mármore.

As pastilhas são bastante resistentes, sendo fabricadas em diferentes tipos de materiais. A cerâmica, o vidro e a porcelana são os materiais mais indicados para o revestimento de cozinhas com pastilhas. Por serem peças pequenas, elas trazem a vantagem de serem menos escorregadias por causa da quantidade de rejunte. Entretanto, é preciso estar atento pois essa quantidade de rejunte gera maior manutenção.

Confira se o produto é de qualidade: resistência a impactos, lançamentos, manchas, uniformidade no tamanho das peças e resistência a mancha de água são alguns dos fatores que fazem a diferença. Pesquise sobre o fabricante: Saber a procedência do piso é essencial para reconhecer suas propriedades.

Isabella Nalon (@isabellanalon)

À frente do Nalon Arquitetura, atuou como arquiteta na Prefeitura de Münster, na Alemanha. Acumula mais de 20 anos de experiência em projetos residenciais, comerciais e corporativos.

Trabalhar em casa: opção dos novos tempos

Artigo Anterior

Cuidados preciosos com a Sala de Jantar

Próximo Artigo

Separamos para você