O Sistema B Brasil é responsável por liderar um movimento de negócios que impulsionam a construção de uma economia mais inclusiva, equitativa e regenerativa para as pessoas e para o planeta. A certificação do B Lab global leva em consideração  o equilíbrio entre propósito e lucro, considerando o impacto de suas decisões em seus trabalhadores, clientes, fornecedores, comunidade e meio ambiente. No Brasil são 282 Empresas B, e 1029 na América Latina. No mundo, já são mais de 6360  empresas certificadas. 282 empresas B no Brasil

Em 2022, quatro empresas da construção civil receberam a Certificação, totalizando oito certificadas no país. Além disso, o número de negócios do setor acessando a ferramenta de avaliação de impacto do Sistema B, a B Impact Assessment, aumentou 310% em 5 anos. Em 2017 foram 34 contas criadas na BIA neste segmento, e em 2022 foram 108. Isso demonstra que o mercado está atento ao seu impacto e vem buscando melhorar suas práticas.

“O setor da construção ainda está engatinhando em ESG, mas empresas grandes e pequenas estão olhando para o tema, como a Vedacit, que anunciou sua certificação em março. A chegada de uma grande empresa na rede é importante para que possamos engajar mais organizações em busca de negócios que gerem valores além do lucro. Nossa ferramenta de avaliação de impacto é um ótimo ponto de partida para as empresas que estão num processo de adequação e comprometimento com justiça social e climática”, analisa Cinthia Gherardi, Diretora de Marketing e Relacionamento do Sistema B Brasil. 

A BIA é uma ferramenta online e gratuita de gestão com 200 questões divididas em 5 áreas: clientes, comunidade, trabalhadores, governança e meio ambiente. As perguntas são moldadas de acordo com o porte e segmento para que seja possível entender questões específicas de cada negócio, e permitem às empresas que não são B mas que querem entender em que ponto de uma jornada ESG e Impacto estão para poder melhorar processos e aumentar seu impacto positivo no mundo. 

Cuidados pós-obra com pastilhas e cerâmicas

Artigo Anterior

Locações crescem 58% e venda de imóvel usado tem alta de 10% com preço menor em São Paulo

Próximo Artigo

Separamos para você