A arquitetura é uma área que demanda um planejamento minucioso para a criação de projetos que atendam às expectativas dos clientes. Nesse contexto, a realidade virtual (RV) têm se mostrado uma ferramenta disruptiva, proporcionando uma melhor visualização dos projetos, criando um ambiente totalmente virtual, imersivo e independente do mundo real. 

A tecnologia permite a visualização tridimensional de projetos arquitetônicos, conduzindo o espectador para uma imersão virtual no ambiente construído. Com o auxílio de óculos especiais ou até mesmo aplicativos em dispositivos móveis, é possível observar as estruturas e espaços projetados como se estivessem realmente presentes. Isso proporciona uma experiência sensorial muito mais intensa, possibilitando a compreensão mais clara das proporções, medidas e relação com o espaço.

Apresentar um projeto, por meio dessa tecnologia, proporciona ao arquiteto um controle maior sobre a experiência do cliente, trazendo um feedback mais rico, permitindo que ambos visualizem e discutam soluções propostas em tempo real. Essa imersão mais realista promove uma comunicação mais clara, possibilitando ajustes e melhorias no projeto antes de avançar para a execução, reduzindo a possibilidade de erros e retrabalhos.

Outro benefício importante da RV na arquitetura é a possibilidade de simular situações e condições específicas. Por exemplo, é possível simular a iluminação natural em um ambiente, o comportamento acústico de um espaço e ou até mesmo análises estruturais. Essa capacidade de simulação auxilia os arquitetos a tomar decisões embasadas, melhorando inclusive o processo de execução da obra. 

No mercado de alto padrão, a realidade virtual está se tornando ferramenta indispensável para os profissionais de arquitetura. Com essa capacidade de imergir, facilitar a comunicação, simular condições específicas e criar apresentações envolventes, essa tecnologia otimiza o processo de criação e construção. Portanto, é essencial aproveitar ao máximo esse tipo de ferramenta inovadora, aprimorando seus projetos e fortalecendo sua atuação profissional.

Diogo Mourão

Diogo Mourão Arquiteto e Urbanista pela FAAP com pós-graduação em Gestão de Projetos pelo Mackenzie, é sócio-fundador da Conecta Reforma, startup focada em melhorar a experiência da reforma para quem precisa realizar grandes obras, e responsável pelas áreas de Arquitetura, Orçamentos e Operações da construtech.

Excesso de capacidade de produção de aço: o maior patamar histórico prejudica a indústria latino-americana

Artigo Anterior

Agregado para concreto que retém luz e brilha no escuro

Próximo Artigo

Separamos para você