Já faz bastante tempo que os clientes têm pedido adega. Mas, atualmente, as solicitações mudaram um pouco, pois além da adega climatizada, há o desejo de montar um bar em casa, focando no prazer de receber. Com cervejeira, frigobar, outros eletrodomésticos e funcionalidades, esse ambiente precisa atender uma demanda cada vez mais completa, oferecendo, inclusive, espaço para as taças e bebidas.

Eu entendo isso como uma consequência da pandemia. As pessoas têm usado mais a casa para receber e com essa questão a função bar acabou se tornando algo útil e essencial (deixou de ser supérfluo). Então, você ter no mesmo ambiente, uma cervejeira, uma adega, outros tipos de bebidas, as ferramentas para abri-las, copos, suportes, entre vários recursos facilita o ato de receber. O bar pode estar ligado ao living, à sala de jantar ou até mesmo estar conectado à varanda, depende muito da área disponível na casa ou no apartamento.

As pessoas, utilizando mais da casa e recebendo mais, querem ter um ambiente e um bar mais equipado. É interessante, junto da ideia do bar, trazer também uma ambientação, seja qual for o estilo do cliente. Ele pode ser um pouco mais despojado, tradicional, sofisticado, qualquer que seja o estilo, você pode apostar num lugar que converse com o restante da casa e faça parte da decoração. E aí: você também já montou seu bar em casa?

Cristiane Schiavoni (@cristianeschiavoni)

Arquiteta pela FAUUSP, toca há duas décadas seu escritório com projetos de arquitetura, interiores e reformas marcados pela ousadia no uso de materiais e acabamentos inovadores e versáteis.

SindusCon-SP realizará 23º Seminário Tecnologia de Estruturas e Fundações

Artigo Anterior

O empoderamento feminino na construção civil

Próximo Artigo

Separamos para você