Com o Natal e o Ano Novo chegando, as pessoas começam a se organizar para uma época repleta de encontros e preparativos. Só que, além de cuidar dos detalhes das festas, o período é propício para uma manutenção geral na casa – em busca de evitar dores de cabeça e receber bem a família e os amigos com conforto. É como se fosse um check-up médico. Fazemos o acompanhamento para descobrir qualquer problema de saúde com antecedência. Na casa, o raciocínio é parecido: quanto antes constatarmos algum problema, mas fácil de encontrar uma solução e menos prejuízo financeiro.
Algumas dessas manutenções incluem retoques na pintura, troca de lâmpadas queimadas e limpeza de ralos – que são as intervenções direcionadas à estética e ao visual da casa. No entanto, é fundamental se atentar ao que não fica visível, como as conexões de hidráulica, que precisam ser apertadas anualmente. Você sabia disso? A falha em conferir os sifões e flexíveis das torneiras pode levar a problemas sérios, incluindo vazamentos e o estufamento da marcenaria dos gabinetes.
Outro item são os dutos dos aquecedores a gás. Com o passar do tempo e o seu envelhecimento, é possível surgirem rompimentos ou furos, formados ao longo da superfície, fazendo com que ocorra vazamento de dióxido de carbono, nocivo à saúde. Por isso, uma revisão anual, feita por especialistas, precisa fazer parte do checklist de manutenção da casa.
Elétrica e hidráulica
A atenção com essas questões precisa ser redobrada, pois representa riscos reais à integridade dos moradores e até dos vizinhos. Uma fiação mal executada, que entra em curto, pode levar a um incêndio. Por isso, necessita-se de um profissional qualificado para passar os cabos, trocar disjuntores, instalar tomadas e, sobretudo, dimensionar o consumo de energia para executar um cabeamento adequado. Já para a revisão hidráulica, anote o checklist: pontos de torneira, sifão, vasos sanitários e a calafetação do box. Às vezes, nesses exames minuciosos, nota-se um fio de água que poderia passar despercebido na correria do dia a dia.
A dica é concentrar os esforços no banheiro e verificar se há vazamentos, especialmente embaixo da pia ou para fora do box. Também vale notar se os ralos estão entupidos e o estado da vedação entre o vaso sanitário e o chão – vazamento e mau cheiro são sinais ruins.
Bruno Moraes (@brunomoraesarquitetura)
Arquiteto pela Belas Artes, pós-graduado pela FAU-Mackenzie, especialista em gestão e execução de obras. Atuou no escritório de Siegbert Zanettini e foi o arquiteto do Programa Eliana, do SBT.