Chegou o momento de definir qual área de atuação você quer seguir! E ai? Vamos falar um pouco sobre os serviços que seu escritório poderá oferecer e a importância de ter esses serviços muito bem definidos, deixando claro para os clientes e futuros clientes, parceiros e colaboradores.
Nos segmentos de arquitetura e design de interiores, temos um leque muito aberto e é muito compreensível que assim que saímos da faculdade apareça essa dúvida de que caminho seguir, especialmente porque a ânsia por, simplesmente, trabalhar, ser reconhecido, e ganhar dinheiro é o que move os primeiros passos.
E esse começo é realmente uma delícia… sai uma obra da família aqui, uma assessoria de decor pra um amigo ali, um projeto 3D acolá e pouco a pouco vamos construindo a nossa história e, sobretudo, preenchendo de experiências a nossa trajetória. Acredito que o aprendizado de experimentar as diferentes áreas antes de tomar qualquer decisão é importantíssimo e deixo aqui como dica, afinal de contas, podemos nos especializar em projetos executivos, acompanhamento de obra, projetos residenciais, comerciais, arquitetura hospitalar e até mesmo nos dedicar à decoração ou produção de objetos. Ou seja, o céu é o limite nessa área. E porque não provar de cada uma delas? Isso servirá não só para direcionar as nossas melhores aptidões como também conhecer o trabalho de diversas áreas de atuação nos ajudará a projetar e encaminhar muito melhor a área que iremos escolher! Vale pensar que um projeto de arquitetura será mais incrível e funcional, se conseguirmos compatibilizar as diversas etapas e caminhar alinhado desde os primeiros passos como briefing, croquis com referências, projeto executivo, gerenciamento de obra até o último objeto de produção.
É muito importante entender se o escritório vai participar de projetos residenciais, ou se seguirá com projetos corporativos, talvez prefira lojas, pode seguir o universo do urbanismo ou até mesmo se dedicar a comunicação visual. Há também quem prefira a área de design de mobiliário, porque não? Quanto mais focamos no que a gente deseja, melhor. Primeiro o universo entenderá que é isso que queremos e, certamente, é o que vai surgir ao longo da nossa carreira. Em segundo lugar, quanto mais focado estivermos, melhor será para conseguirmos colaboradores, funcionários e parceiros que trabalhem especificamente nessas áreas. Isso, sem dúvida, vai gerar um resultado muito melhor para o seu escritório.
Começando pela especialização na execução de projeto executivo. Nele, iniciamos fazendo levantamento detalhado da obra, o que eliminará retrabalhados futuros. Quando a gente faz uma medição bem minuciosa, com foto, vídeo, medida de tudo (importante saber até mesmo onde o Sol nasce e se põe!), melhor será esse projeto executivo. Perguntas como: Qual será a melhor vista? Como é o acesso na obra? Vamos direcionar o posicionamento de tomadas, alturas de interruptores, posição de caixilhos? Serão importantes se respondidas nesse momento para seguir aos próximos passos.
Saindo um pouco do executivo, temos as imagens em 3D. Existem vários escritórios que fazem só a parte de ilustração, usando diferentes programas e ferramentas para apresentar ao cliente a futura moradia ou espaço de trabalho. Quanto mais realista e detalhado o projeto, melhor será a apresentação. Dentro do meu escritório, por exemplo, muitas vezes fazemos as imagens internamente, outras vezes recorremos a empresas parceiras, que já conhecem nossa maneira de trabalhar e projetar (isso é fundamental).
Outra área que amamos e hoje em dia é muito bem vista é a arquitetura de interiores, onde projetamos os espaços internos, escolhemos e desenhamos mobiliário, objetos, obras de artes, entre outros itens que deixam os ambientes aconchegantes e muito funcionais. Você sabia, por exemplo, que há profissionais dedicados somente a fazer a produção de projeto? Aquele décor de finalização de obra, seja para o cliente morar, seja para fotografarmos o projeto para o nosso portfólio, onde nessa opção o cliente se encanta com as peças e acaba comprando as mesmas. Esses profissionais são os produtores ou set designers, especialistas responsáveis por finalizar um projeto de decoração ou arquitetura. Eles têm um olhar sensível e apurado para valorizar o mobiliário, os acabamentos e, evidenciar as memórias da família, valorizando o que chamamos de design afetivo.
Pati Cillo (@paticillo_arquitetura)
Expert em tendências globais de arquitetura, sustentabilidade, design e tecnologia, acumula duas décadas de experiências em obras residenciais, comerciais e corporativas.