Foto: Julia Herman

Os aparelhos de ar condicionado são cada vez mais solicitados nos projetos que eu e minha equipe desenvolvemos, pois, além de regularem a temperatura dos ambientes, nos trazem conforto térmico, e seus benefícios vão mais além.

No caso de idosos, a percepção sobre a temperatura externa ao corpo é reduzida, e as mudanças bruscas de temperatura podem levar a vários riscos de saúde, especialmente para os mais propensos a problemas cardíacos, pulmonares e renais. Outro quadro de risco são os portadores de hipertensão e diabetes. Portanto, aparelhos de ar condicionado que podem manter a temperatura ambiente estável são um bom investimento para a saúde de nossos familiares e amigos de idade mais avançada.

Mas é claro que alguns cuidados devem ser tomados, por exemplo, quando houver a necessidade de irem a algum lugar e se retirar de dentro de casa onde o ambiente está climatizado é interessante desligar os aparelhos de ar condicionado uma hora antes do de sair, para que a temperatura vá se ajustando gradualmente com a temperatura externa e assim não causar choques térmicos, que é justamente o que precisamos evitar.

Também precisamos ter esse mesmo cuidado em ambientes com bebês, desligando o aparelho antes do horário do banho e de passear com a criança. E para quem se questionou a respeito do ar condicionado em quartos de bebê, sim, hoje há cada vez mais a procura por climatização para quartos de bebês, mas antes de qualquer providência, solicito aos pais que consultem o pediatra da criança, para verificar se não há nenhuma restrição. Autorizado o seu uso procuro fazer um estudo de layout no dormitório do bebê deixando uma parede livre, sem berço e nem trocador, e ali direcionar o ar condicionado, evitando a exposição direta da criança a correnteza de ar.

A escolha do aparelho de ar condicionado também é muito importante para o quarto dos pequenos. Dê preferência para os aparelhos que refrigeram sem gerar ventania e aos mais silenciosos para não atrapalhar o sono do bebê. E, independente do modelo escolhido, recomendo que limpem o filtro de ar a cada 15 dias, para evitar o acúmulo de poeira e ácaros que possam voltar a circular no ambiente.

Outra medida importante para ambientes com ar condicionado, independentemente da idade e especialmente para as pessoas mais alérgicas, é que os ambientes precisam de ventilação e iluminação natural todos os dias, por pelo menos uma hora, pois são desinfetantes naturais. Muitos acreditam que o ar condicionado causa alergia, mas na verdade, não é o uso do aparelho em si a consequência do quadro alérgico, mas sim a falta de manutenção e limpeza do aparelho, bem como, da limpeza do espaço em si, mantendo-o arejado todos os dias.

Geralmente em espaços como home office, essas medidas são desprezadas, por ser um ambiente no qual dedicamos nosso foco e atenção exclusivamente ao trabalho, mas o ritual diário de ventilação é essencial para manter o espaço saudável.

Atualmente, no mercado, temos inúmeras opções de modelos de ares condicionados desde os portáteis, que não precisam de infraestrutura para instalação, como as opções mais silenciosas que são os cassetes e os splits, por terem a evaporadora e a condensadora separadas, e por esta razão todo o ruído da máquina ficar em um ambiente externo. E ainda existe o modelo tradicional de ar condicionado de janela, em que a condensadora e a evaporadora são o mesmo aparelho, assim como os portáteis e por essa razão geram certo ruído no ambiente.

Além dessas opções de modelos, atualmente há diversas tecnologias que visam otimizar energeticamente os aparelhos de ares condicionados, conhecidos como smarts, como o inverter que promete uma economia de 82% na conta de luz, se comparado com os modelos convencionais. Há ainda a opção de aparelhos com Wi-fi que integram a sistemas de assistente virtual e assim podem ser comandados por voz e até mesmo à distância. 

E por último, mas não menos importante, é essencial que o ambiente a ser climatizado seja analisado para que se proceda o dimensionamento da potência ideal do aparelho de ar condicionado para que de fato ele seja eficiente, climatizando o espaço adequadamente, e sem gerar custo extra na conta de luz.

Portanto, sempre procure a orientação de um profissional antes da aquisição de sistemas de ares condicionados, tanto para orientá-lo quanto ao cálculo de potência, como também no melhor modelo para as suas necessidades, bem como, para lhe indicar uma boa equipe de instalação, pois este tipo de aparelho requer instalação por pessoal especializado e é muito arriscado tentar executá-la de forma autônoma, podendo gerar inconvenientes futuros. Além disso, a instalação por um profissional pode garantir uma manutenção periódica de confiança para a sua segurança e da sua família ou colaboradores.

Isabella Nalon (@isabellanalon)

À frente do Nalon Arquitetura, atuou como arquiteta na Prefeitura de Münster, na Alemanha. Acumula mais de 20 anos de experiência em projetos residenciais, comerciais e corporativos.

Semana Arte & Design abre com roda de conversa sobre sustentabilidade

Artigo Anterior

Visitas muito bem recebidas

Próximo Artigo

Separamos para você