Como acontece com a maioria das cores, o amarelo pode agradar ou desagradar muitas pessoas. Porém, é inegável que ele transmita alegria, luminosidade, além de estimular a criatividade. Tudo o que representar esse tom será iluminado, por isso é importante lembrar que detalhes em amarelo sempre vão chamar muito a atenção, mesmo se estiver inserido em um ambiente sóbrio ou bem vibrante. Assim, podemos usá-lo em paredes, cortinas, estofados, luminárias ou em pequenas peças decorativas, tomando bastante cuidado e tendo parcimônia.

Para usar o amarelo na decoração, o primeiro passo é pensar bem o que deseja em cada espaço, já que as tonalidades mais claras são indicadas para locais onde se necessita de mais harmonia e paz, como quartos e locais de descanso.

As combinações mais seguras e suaves são feitas com as cores análogas, que ficam dispostas lado a lado no círculo cromático, como laranja, verde e azul. A harmonia com essas tonalidades sempre resulta numa mistura menos contrastante, mas muito bonita. Apostar em uma base neutra para deixar que o móvel ou acessório amarelo brilhe sozinho é uma delas. Por ser uma cor bem aberta e iluminada, ela salta aos olhos e fica incrível quando combinada com ambientes escuros. Também podemos mesclar com outras nuances quentes, como vermelho, e conquistar um ambiente que esbanja ousadia e aconchego.

O amarelo influencia na união da família, pois estimula a comunicação e as longas conversas. Ter uma sala decorada com essa cor, certamente, será uma aposta muito bem recebida pelas visitas. Além disso, o amarelo transmite otimismo, positividade e felicidade, ganhando cada vez mais espaço, principalmente nas decorações com estilo mais moderno.

Marina Carvalho (@marina.carvalho.arquiteta)

Arquiteta e designer de interiores com MBA pela FGV, atuou no Studio Arthur Casas. Toca escritório com seu nome.

Quatro projetos brasileiros são reconhecidos mundialmente em lista do PMI

Artigo Anterior

Conheça os vencedores do 25ª Prêmio Deca

Próximo Artigo

Separamos para você