Anualmente, o Project Management Institute (PMI), associação líder mundial para profissionais em gerenciamento de projetos, anuncia uma lista com alguns dos projetos mais notáveis e influentes do mundo, incluindo a América Latina. A edição de 2021 do Latin America’s Top 10 Most Influential Projects (Top 10 Projetos Mais Influentes da América Latina, em português) reflete como, mesmo em um período de pandemia global, os gerentes de projeto e os agentes de mudança foram capazes de encontrar maneiras engenhosas de manter as iniciativas em andamento, apesar dos obstáculos.

Este ano, quatro importantes projetos brasileiros entraram na lista, que serve de vitrine para boas práticas e para como o gerenciamento de projetos pode ajudar a transformar ideias em realidade. “A lista de 2021 é um belo exemplo de que a criatividade, a colaboração, a disciplina e a determinação transformam ideias em uma realidade capaz de mudar o mundo, mesmo em momentos desafiadores como a pandemia”, diz Ricardo Triana, diretor-geral do PMI para o Brasil e a América Latina.

Membros da comunidade de gerenciamento de projetos – incluindo especialistas, voluntários, acadêmicos e líderes da indústria – contribuíram com indicações para a lista de 2021, que passou por uma avaliação da equipe de liderança inovadora do PMI. A lista final representa a visão de projetos do PMI, e os profissionais de projeto e agentes de mudança por trás deles representam o espírito criativo que molda como o mundo coletivamente reimagina um novo futuro, torna ideias e sonhos realidade e, como resultado, muda o mundo.

Conheça mais sobre os projetos brasileiros presentes na lista do PMI:

  • Favelas 4D: as favelas se adaptam à medida que seus habitantes aumentam e transformam o ambiente ao redor. Isso muitas vezes as torna imunes às tecnologias de mapeamento tradicionais. Para criar um projeto para a Rocinha, considerada a maior favela do Brasil, os pesquisadores do MIT Senseable City Lab fizeram uma parceria com o secretário de planejamento da cidade do Rio de Janeiro. Os membros da equipe caminharam pela favela a pé, usando tecnologia de digitalização 3D portátil para capturar dados do local. Com essas informações, os pesquisadores planejam avaliar desde a densidade da infraestrutura informal até como as favelas podem evoluir no futuro.
  • Centro de Recondicionamento Kavak: os desafios de fraude e financiamento há muito impedem o crescimento do mercado de carros usados na América Latina. A startup mexicana Kavak pretende mudar isso com seu mercado digital que avalia carros, valoriza-os com algoritmos proprietários e recondiciona-os para revenda com opções de financiamento e garantia de três meses. Em outubro de 2020, apoiada pelo SoftBank Group do Japão, a Kavak se tornou o primeiro unicórnio mexicano. Agora operando no Brasil, no México e na Argentina, a Kavak arrecadou mais de US$ 485 milhões em abril. Parte desse novo investimento financiará o projeto de construção de um megacentro de recondicionamento de veículos no Brasil, que deve criar mais de mil empregos este ano e fortalecer o setor automotivo do país.
  • CabeCasa: enquanto algumas empresas lutavam para se manter durante a pandemia, a startup brasileira MadeiraMadeira fez um grande estrondo. As vendas no mercado brasileiro de produtos domésticos e reformas aumentaram 100% no ano passado, à medida que os consumidores passaram a fazer compras on-line. Apoiada pelo SoftBank Group e pelo investimento de US$ 190 milhões da Dynamo, a MadeiraMadeira inaugurou uma loja física onde os clientes podem comprar presencialmente e fazer pedidos on-line com facilidade. A empresa também concluiu um projeto para desenvolver sua primeira marca original com cerca de 400 itens.
  • Casarão da Inovação Cassina: o edifício, erguido em 1800 como um hotel chique, ficou abandonado por décadas e sua arquitetura elegante, coberta pela vegetação local. Em vez de destruir a construção existente e erguer um prédio padrão, a empresa local Laurent Troost Architectures decidiu preservar o passado da estrutura enquanto criava um espaço pronto para o futuro. Um sistema de aço pré-fabricado permitiu à equipe recriar o interior sem ancorá-lo à fachada de vidros duplos do edifício, enquanto um envidraçamento no topo do telhado possibilitou que a luz natural se propagasse no ambiente. O resultado é um edifício marcante, que consegue mostrar tanto a rica história do local quanto as suas ambições futuras.

A lista completa com os 10 projetos mais influentes na América Latina pode ser acessada aqui.

Projetos globais que estão reimaginando o futuro

The Most Influential Projects é a terceira lista anual, das anunciadas desde 2019, que tem o objetivo de destacar os principais projetos ao redor do mundo e em todos os setores que alcançaram marcos significativos e impactaram nossa sociedade.

A lista dos 50 projetos mais influentes inclui inovação em transporte, energia renovável, arquitetura, tecnologia e muito mais. Alguns dos projetos mais bem classificados incluem mRNA COVID-19 Vaccines, 2022 Winter Olympics e Crew-1 Mission. A lista completa pode ser acessada neste link.

Reformas em Banheiros – Tudo sobre hidráulica

Artigo Anterior

Amarelo leva alegria para a decoração

Próximo Artigo

Separamos para você