Você já pensou em como um projeto bem-sucedido, realizado corretamente e dentro dos prazos combinados pode reverter em futuros clientes? Embora muitas pessoas nos encontrem pela internet (eu sou defensora de que a gente precisa ter uma presença forte no mundo digital), não podemos negar que uma boa indicação é uma boa indicação, concordam?
Com isso, você parou para pensar sobre qual é o seu investimento no pós-obra com cada cliente? Se você, como eu, acha um pós-atendimento de uma loja ou de algo assim importante, com certeza vai ser mais fácil compreender porque essa atividade também funciona no mundo da arquitetura.
Conquistar novos clientes para o seu escritório é essencial em busca de garantir a longevidade do negócio, mas precisamos ter claro que um cliente feliz com o resultado poderá voltar a nos contratar e, mais do que isso, nos indicar para amigos, parentes, etc. Inclusive, um cliente que chama você novamente para um outro trabalho exigirá muito menos esforço na hora de convencer a comprar esse ou aquele material. Tudo é questão de confiança.
Por isso, mãos à obra e vamos dedicar mais atenção ao relacionamento pós-obra. Ele é fundamental! Busque compreender como foi a experiência desse cliente após a entrega da casa ou do apartamento pronto. Pergunte sobre quais foram os pontos fracos e fortes, converse, pesquise, faça um plano para reunir esses dados e transformá-los num aprimoramento do escritório.
Avaliar os graus de satisfação do cliente é muito valioso para a longevidade de qualquer negócio. Umas das possibilidades de fazer isso é enviar um questionário para cada um, tentando mergulhar em assuntos desde a primeira conversa até a flor no vaso, como a gente gosta de chamar o momento de finalizar a decoração. Use de ferramentas online, faça planilhas didáticas e busque compartilhar os resultados com sua equipe a fim de fazê-los entender todo o processo e entender que a real importância é o valor do cliente.
Pati Cillo (@paticillo_arquitetura)
Expert em tendências globais de arquitetura, sustentabilidade, design e tecnologia, acumula duas décadas de experiências em obras residenciais, comerciais e corporativas.