Bom, começo falando que a rotina que vou descrever aqui é a minha rotina e isso pode variar dependendo de como funciona seu escritório e até que tipo de projetos você atua.

Começo o dia fazendo minhas saudações e meditando, programando em pensamento a energia que quero viver e transmitir naquele dia, focando os pensamentos na prioridade do dia.

Verifico e-mail e mensagens de WhatsApp para ver se algo urgente precisa ser resolvido no primeiro período. Dou aquela conferida na agenda pra entender bem meu dia e no geral vou projetar! Como meu dia começa cedo, gosto de fazer meus croquis ou até mesmo me jogo no Autocad para desenhar, antes que as mensagens e ligações iniciem.

Gosto de estar no escritório criando todas as manhãs e deixo para sair em lojas ou obras, após o almoço, pois se saio cedo, além da minha mente ficar cheia de informações, acabo ficando sem almoço rs

Voltando das obras é momento de organizar os próximos serviços e orçamentos necessários pra que tudo ande conforme projetado no cronograma.

O ideal é que você encontre seu melhor momento para criar com tranquilidade. Vale refletir em que momento do seu dia você se sente mais criativo? Você consegue criar com o telefone tocando ou precisa se fechar em algum espaço mais silencioso, sem o celular? Eu, se preciso desenhar no meio do dia, coloco meu fone de ouvido com uma boa música e me transfiro para um lugar só meu.

Não existe uma regra, mas é importante que sua semana tenha espaço para cuidar do seu financeiro (gosto da segunda feira), tempo pra revisar projetos e orçamentos. Dia para fazer follow-up e verificar as propostas enviadas, visitas a obra entre outros afazeres. Posso dizer que uma agenda bem alinhada ajuda muito nessa organização que não é apenas física, mas também organização mental.

Acredite, quanto mais organizado forem seus compromissos, mais leve será seu dia!

Pati Cillo (@paticillo_arquitetura)

Expert em tendências globais de arquitetura, sustentabilidade, design e tecnologia, acumula duas décadas de experiências em obras residenciais, comerciais e corporativas.

Ranking de Maiores Construtoras do Brasil abre inscrições

Artigo Anterior

Pós-venda na arquitetura

Próximo Artigo

Separamos para você