Eu sempre bato muito na tecla do planejamento e de uma organização bem estruturada da obra, frisando a importância de se atentar a esses pontos bem antes de qualquer demolição ou intervenção na construção. Por mais que o design e o décor ‘roubem a cena’ de vez em quando, é essencial entender que essa preparação é o pilar de todo o projeto: sem ela, todo o andamento pode desmoronar. De nada vai adiantar ter um lindo layout e uma decoração exemplar sem um gerenciamento adequado – muito do qual tem a ver com prazos. Os conselhos que trago no artigo de hoje são exatamente sobre uma boa administração do tempo, a fim de não desperdiçá-lo.
Atenção na compra de materiais
Um planejamento eficiente leva em consideração as etapas da obra na hora de realizar a compra dos materiais. Logo, se torna muito mais eficaz adquirir o que é necessário naquela fase da reforma – e, no máximo, da próxima – sem pular para o final. O que isso quer dizer? Basicamente, não comece a obra já investindo em detalhes que são acabamentos, como itens de decoração, iluminação, entre outros. Claro, não há nada de errado em já selecionar esses pormenores, contato que a compra, de fato, seja deixada para o fim.
Procure preparar um checklist previamente e não desviar dos itens nessa lista quando for atrás dos insumos.
Plataformas de apoio
A boa e velha caderneta ainda tem a sua função no mundo e quem é arquiteto sabe que nada substitui o papel e o lápis na mão. Porém, as tecnologias agregam cada vez mais à nossa rotina e as plataformas de gerenciamento são um belo exemplo disso: nos permitem facilmente visualizar as necessidades da obra, além de viabilizar a integração da equipe de uma maneira rápida e eficaz.
Os ruídos e a falta de uma comunicação clara são, na maioria das vezes, o que atrasam o desenvolvimento do projeto. Muito pode se perder em uma conversa que não é propriamente registrada ou, até mesmo, não passa por todos os membros do time de profissionais. A sistematização é, realmente, uma chave fundamental para tudo isso.
Priorize o cronograma acima de tudo
O cronograma é o ponto de partida de todo esse processo organizacional. Como eu disse lá no começo, ele é o pilar que sustenta a obra, afinal, define como e quando cada parte da obra será executada. Requer uma visão extremamente apurada para idealizá-lo.
Minhas principais dicas são: dedique alguns dias à esse planejamento e revisite a lista com um olhar fresco para garantir que nada passou batido; sempre leve em consideração os possíveis imprevistos, desde problemas com a mão de obra até problemas com o orçamento, e, por fim, dê um prazo maior aos clientes, mas trabalhe com uma linha do tempo interna menor – assim, no pior dos cenários, eles não terão que lidar com um atraso imprevisto.
Bruno Moraes (@brunomoraesarquitetura)
Arquiteto pela Belas Artes, pós-graduado pela FAU-Mackenzie, especialista em gestão e execução de obras. Atuou no escritório de Siegbert Zanettini e foi o arquiteto do Programa Eliana, do SBT.