O sol é fundamental para o desenvolvimento de plantas, jardins e gramados, além de ser uma fonte essencial de energia. No entanto, o alto índice de calor gerado nesses dias cada vez mais quentes de verão podem comprometer o desenvolvimento das plantas, exigindo maior cuidado e atenção com a manutenção e irrigação.

Ferramentas para podar as plantas

A poda dos ramos das plantas, quando feita na época adequada e da maneira correta, estimula o crescimento. Também é fundamental escolher as ferramentas corretas para cada tipo de planta. Além do uso em cercas-vivas e arbustos, pode ser usada para o acabamento dos detalhes no gramado e do jardim, deixando-o mais bonito e regular. Possibilita cortar vários ramos ao mesmo tempo, sendo a ferramenta de poda ideal para formar cercas-vivas. Para acertar na poda nos dias de calor intenso, a agrônoma paisagista Helena Schanzer, parceira da Tramontina, compartilhou algumas dicas:

  • Cuide das ferramentas mantendo-as limpas, lubrificadas, com os parafusos ajustados.
  • Guarde as ferramentas em local seco e bem ventilado. Ferramentas manuais menores podem ser armazenadas em caixas plásticas, com tampas.
  • Cada ferramenta de poda é apropriada para um tipo de galho. Não utilize tesouras em ramos lenhosos e grossos, pois estes devem ser podados com serrote.

Irrigação com aspersores

Para irrigar as plantas é necessário utilizar produtos específicos desenvolvidos para cada tipo de planta e situação. Os aspersores circulares, de engate rápido, são uma opção simples e bastante prática para quem deseja facilitar a irrigação, basta conectá-los em mangueiras com engate. Para espaços maiores, que exigem alcance ainda maior, o aspersor de impulso setorial é a indicação. Isso porque ele possui um ângulo de trabalho de 360º. O aspersor circular também é eficiente para jardins e hortas. Como possui base de apoio, tem mais estabilidade, independente da superfície onde for posicionado. O aspersor oscilante é uma boa alternativa para quem precisa direcionar o jato de água em apenas uma direção.

O aspersor ideal deve ser escolhido conforme o tamanho da área a ser irrigada, especialmente se tiver gramado e o jardim for grande. “Irrigar com aspersor é economizar tempo, porque ao invés de ficar com a mangueira de jardim molhando, o aspersor faz o trabalho para você”, avalia Helena. Para os dias de calor intenso, a dica da agrônoma paisagista é irrigar nos horários em que o sol está mais suave. De manhã cedo e no final do dia são os horários ideais, em razão da menor evaporação da água. Assim, é possível manter o jardim bonito e saudável mesmo no calor do verão.

Responsabilidade com os fornecedores

Artigo Anterior

Agilean promove webinar sobre inovação feminina na engenharia

Próximo Artigo

Separamos para você