Chega um momento em que essa dúvida paira na cabeça de profissionais como eu! Às vezes é tão bom trabalhar de casa, não tem deslocamento, podemos iniciar o trabalho no sofá da sala, almoçar com a família, focar no computador e só sair pra rua quando for extremamente necessário. Costumo dizer que em muitos casos, quanto mais em casa fico, mais vontade tenho de continuar.

Mas por outro lado, ter um escritório traz a responsabilidade de acordar no horário, se arrumar (não só o visual, mas também o emocional), se programar para reuniões presenciais, almoços com fornecedores e amigos, entre outras coisas.

E aí? Os dois têm coisas boas e também seus desafios, então é importante parar para refletir coisas como: eu tenho disciplina pra trabalhar de casa? O sofá me envolve ou trabalho até de madrugada sem parar para comer, por exemplo? Consigo fazer um horário digno e ainda ter vida pessoal? Estou sozinho ou tenho colaboradores e tudo flui bem sendo cada um na sua casa?

Ou, preciso sair de casa pra me sentir trabalhando, sou mais eficaz quando estou em um local destinado ao trabalho, pois sei que lá tenho hora pra entrar e para sair. Tenho colaboradores? A equipe fica mais produtiva toda junta?

Essas são algumas perguntas que nos fazem parar pra pensar na melhor escolha! Vale também colocar no papel os gastos que terá em casa e em um escritório físico, lembrando que no escritório temos que pensar em deslocamento, alimentação, investir em mobiliário, às vezes em uma reforma, na manutenção e alguns outros itens. Mas tudo isso pode ser pequeno perto da produtividade que aumenta e gera mais rendimento.

Eu já trabalhei de casa, tive escritório, voltei pra casa e agora inicio uma nova jornada em escritório físico. Gosto das duas opções, mas hoje faz mais sentido pra mim ficar pertinho da equipe! Posso dizer que além do trabalho tem muita diversão!!

E você, o que prefere? Sugiro que antes de qualquer decisão, pare um minutinho para refletir…

Pati Cillo (@paticillo_arquitetura)

Expert em tendências globais de arquitetura, sustentabilidade, design e tecnologia, acumula duas décadas de experiências em obras residenciais, comerciais e corporativas.

Cores quentes: aprenda a aplicá-las de forma correta para deixar o lar mais alegre e descontraído

Artigo Anterior

Copa integrada à cozinha, um espaço para todos

Próximo Artigo

Separamos para você