Chegamos no mês de fevereiro. Agora, oficialmente o ano começa, já que muitas pessoas estão voltando de férias do trabalho e as crianças retornam para o ano letivo escolar. O ano de 2022 promete uma série de novidades e desafios para todos, além de perspectivas positivas para os mercados de construção civil, engenharia, arquitetura, design e decoração. Para brindar um novo ciclo que começa, meu artigo de hoje aproveita para falar das tendências nesses segmentos. Enfim, o que podemos esperar para os próximos meses?

Trabalho Híbrido

Em 2022 será muito comum ver profissionais trabalhando em esquema híbrido, ou seja, 

com alguns dias de atividades em casa e, outros na empresa, ou com um local de coworking para reuniões. Dessa forma, tanto os prédios residenciais, comerciais, quanto os escritórios de arquitetura terão que se adaptar a essa nova realidade. Há também casos de pessoas que definitivamente migraram para o home office, tudo a depender se a área de atuação permite, portanto será cada vez mais comum ver o movimento dos nômades digitais, ou de pessoas investindo em casas no campo ou na praia. 

Lar Doce Lar

Antigamente, costumávamos dizer que o trabalho era a nossa “segunda casa”. Hoje em dia, talvez possamos falar que a “casa é o nosso segundo trabalho”, não é mesmo? É inquestionável que a nossa maneira de viver e de nos relacionarmos com o lar mudou completamente após a pandemia. E, ao passar mais tempo em casa, muitas pessoas começaram a valorizar novos aspectos como ambientes mais abertos e ventilados, varandas, locais para fazer exercícios, tomar sol e meditar. Portanto, o conforto e o bem estar se tornaram prioridades na hora de reformar e decorar. Esse movimento com certeza irá continuar e, ainda ganhará cada vez mais soluções práticas para o melhor aproveitamento, como móveis multiuso e ambientes com mais de uma função. 

Biofilia

Esse tema sempre está presente em meus artigos e continuará em alta em 2022. A palavra Biofilia tem origem de (bios – vida e philia – amor), que representa trazer o verde e a conexão com a natureza para os espaços. Portanto, o número de projetos com áreas pensadas para o cultivo de espécies, jardins verticais, assim como cursos e atividades ligadas à jardinagem e paisagismo devem continuar crescendo.

Cuidados nas empresas

Para quem vai voltar em tempo integral para o escritório, ou que gerencia uma equipe, deve ficar atento às mudanças e revisões relacionadas às normas nas empresas. Como, por exemplo, de funcionamento, limpeza e manutenção de sistemas de ar condicionado e ventilação. O intuito é tornar esses espaços mais seguros para o retorno das atividades presenciais. Inclusive, escritórios que eram totalmente fechados em razão da climatização, agora, provavelmente, terão que repensar os seus espaços para a colocação de aberturas de ventilação natural. 

Sustentabilidade

Ano após ano, a pauta sustentável ganha mais força e conscientização por todos. Em meus artigos, no decorrer do ano de 2021, citei diversas iniciativas que visam aproveitar os recursos da melhor forma. A tendência, portanto, é que os projetos construtivos invistam cada vez mais nesse tipo de melhoria. Abaixo, cito alguns exemplos que podem ser incorporados às obras.

Água: é possível captar e reutilizar a água da chuva para a descarga dos vasos sanitários. Isso dá muito certo, principalmente em grandes empresas, com um alto número de pessoas. Mas, atenção: isso não vale para torneiras, duchas e chuveiros, pois essa água não é tratada adequadamente para consumo. 

Energia: Não podemos esquecer de um recurso que é gratuito para nós todas as manhãs: a luz solar! Assim, é possível transformá-la em energia elétrica, como é o caso das placas fotovoltaicas instaladas em projetos. Por fim, outra alternativa é a utilização de placas pretas nos telhados, que absorvem o calor e ajudam a esquentar a água de uma casa. 

Ventilação: Em um projeto que realizei no interior de SP, fiz uma casa grande sem nenhum sistema de ar condicionado. Nós criamos uma abertura no telhado e uma exaustão natural. Assim, o ar quente subia e gerava uma circulação de ar cruzada dentro da residência, conclusão: o ambiente ficou muito bem ventilado!

Reaproveitamento de materiais: um exemplo bem interessante para ilustrar – novamente, em um projeto no interior, eu aproveitei a terra do terreno para fazer uma tinta especial e, as pedras da escavação para criar uma escada. Já os tijolinhos, eu trouxe de uma casa que foi demolida no centro da cidade, assim economizamos material.

Menos é mais

A decoração e o design mais limpos e leves permanecerão nos projetos em 2022. O minimalismo nos ambientes, assim como a delicadeza das formas orgânicas em móveis e objetos serão uma marca do ano. O termo “conforto visual” será bastante utilizado. Afinal, além de ter uma casa saudável, tema que também já abordamos bastante por aqui, também é preciso deixar a mente tranquila em um recinto agradável. 

Tecnologia a nosso favor

Sempre cito a importância da tecnologia para o melhor andamento das obras, assim como para uma rotina mais prática para os moradores da casa. Dessa forma, algumas ferramentas hoje em dia são indispensáveis para um trabalho de qualidade – entre os principais exemplos estão: 

– Sistemas de Câmeras (tanto para monitorar o andamento da obra à distância, para manter a segurança dos imóveis, como para possíveis videoconferências com os colaboradores que estão no local); 

– Fechaduras eletrônicas, para uma maior segurança e praticidade tanto do local da obra, como da residência concluída; 

– Drones: que são muito úteis para ter uma visualização mais ampla do entorno da obra. Quem lembra do artigo sobre pousadas, em que citei a importância do uso desse equipamento para o melhor planejamento do projeto? Dessa forma, você poderá visualizar completamente a vista que seus hóspedes terão, mesmo antes do estabelecimento concluído; 

– Realidade aumentada, que estará cada vez mais presente nos projetos de arquitetura e decoração, para termos uma noção ainda melhor de como tudo ficará no final. 

– Automação: por fim, não podemos esquecer da automação, que está interligando todos os sistemas da casa – iluminação, climatização, eletrodomésticos e atividades gerais – como abrir um portão eletrônico, por exemplo. 

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é WhatsApp-Image-2021-05-13-at-20.44.05-150x150.jpeg

Bruno Moraes (@brunomoraesarquitetura)

Arquiteto pela Belas Artes, pós-graduado pela FAU-Mackenzie, especialista em gestão e execução de obras. Atuou no escritório de Siegbert Zanettini e foi o arquiteto do Programa Eliana, do SBT.

A evolução do quarto infantil

Artigo Anterior

Áreas verdes são apostas do setor imobiliário

Próximo Artigo

Separamos para você