Sempre nos perguntam o que é o selo Casa Saudável, criado pelo Healthy Building Certificate (HBC), e porque é importante essa certificação.

O Selo Casa Saudável é coordenado pelo Healthy Building Certificate (HBC) e a nossa missão é assegurar o espaço saudável para uma sociedade de bem-estar. Ele surgiu em busca de queremos mudar a forma como as edificações são entendidas, concebidas e construídas.

Healthy Building Certificate (HBC) é a primeira certificação cujo objetivo é promover a saúde e o bem-estar dos usuários dos espaços e construções. Para isso, baseia-se em rigorosas avaliações dos elementos que compõem uma obra, desde seu projeto até sua execução.

Um empreendimento que conta com esse selo traz benefícios não apenas para o arquiteto e engenheiro, como também para a construtora, imobiliária, trabalhadores da obra, consumidores e, consequentemente, para a sociedade e o meio ambiente.

Para que você saiba melhor sobre o assunto, preparamos este post explicando o que é, como obter o selo e quais vantagens ele oferece.

Engenheiros, arquitetos, designers de interiores, paisagistas e especificadores têm a missão fundamental na formação dos espaços. Conforto, acessibilidade, beleza, segurança, ergonomia e sustentabilidade são algumas das funções que competem a esses profissionais, que devem desempenhá-las com excelência e responsabilidade. Assim, eles adotam uma importante função social, pois seus trabalhos objetivam uma sociedade e um futuro mais sustentáveis e organizados.

Isso explica porque surgiu o conceito de arquitetura saudável, com o intuito de promover a satisfação, bem-estar e qualidade de vida aos usuários e às pessoas envolvidas na obra. Para saber se o empreendimento realmente tem essa finalidade, o Healthy Building Certificate criou o Selo Casa Saudável. É uma certificação de profissionais, projetos, produtos, edificações, materiais e manutenção voltados à construção civil. Seu objetivo é garantir e validar que os ambientes construídos tenham qualidade superior e promovam a saúde dos usuários, além de propiciar um bem-estar elevado.

Como funciona a certificação?

O Selo Casa Saudável é eletivo, isto é, os arquitetos, engenheiros, projetistas, construtores e profissionais em geral submetem seus projetos, edificações concluídas, produtos ou procedimentos de forma voluntária, com fins de garantir a saúde e bem-estar de seus usuários finais ao mesmo tempo em que gera diferencial de mercado para si próprio. Para receber o SCS em alguma de suas possibilidades, é preciso que o projeto, a edificação, o profissional e o procedimento sejam submetidos a rigorosos testes e verificações, que podem ser de ordem documental analítica, para o caso de projetos; de mensurações físico-químicas, para edificações; de provas escritas e orais, para profissionais; de análises físico-químicas, para produtos; e combinando todas elas, para o caso dos procedimentos de manutenção. É importante destacar que o sistema de acreditação SCS está ancorado em rigorosos parâmetros internacionais de salubridade, validado por profissionais da indústria, da área de saúde, pesquisadores de renomadas instituições acadêmicas do país, órgãos de classe, entre outros cuja linha de atuação está relacionada diretamente com o objeto da certificação.

Quais são os selos do HBC?

Como são vários os critérios e etapas do projeto a serem analisadas, também há diversas modalidades de selos. Citamos abaixo:

  • Para projetos: são selos voltados aos projetos de novas construções e de renovações de ambientes preexistentes.
  • Para ambientes construídos: os selos para ambientes construídos destinam-se a imóveis (tanto novos quanto antigos) que não receberam a certificação na fase de projeto. Também envolvem imóveis que passaram por reforma ou renovação, independentemente de certificação na fase de projeto.
  • Para profissionais: por meio de exames teóricos e práticos, o profissional consegue comprovar seus conhecimentos sobre construção saudável.
  • Para produtos: os selos para produtos garantem que os materiais utilizados na edificação não prejudicam a saúde dos que os manipulam na construção, nem dos consumidores finais.
  • Para manutenção: esses selos atestam que a empresa de manutenção, desde seus colaboradores até as substâncias e processos utilizados, não são prejudiciais à saúde.
  • Para proteção ao Covid-19: assegura que o local segue todos os protocolos necessários para evitar a disseminação do novo coronavírus. Vale lembrar que o HBC oferece suporte desde o início até a implementação final por meio de treinamentos realizados por profissionais altamente capacitados.

Os caminhos para as modalidades de certificação, seja de projetos, de ambientes construídos, profissionais ou produtos, ou ainda, de processos de manutenção, que são uma junção dessas duas últimas modalidades, têm um fluxo semelhante. O sistema de certificação Selo Casa Saudável conta com um robusto conjunto de ferramentas capaz de gerir o processo de forma semiautomatizada, desde a solicitação formal até a outorga da certificação.

Benefícios de ter o Selo Casa Saudável

Para o caso dos projetos, o selo certifica que aquele futuro ambiente construído tem previsto em seus projetos os materiais, técnicas construtivas e processos físicos que evitem gerar efeitos negativos sobre a saúde. Para edificações, o selo atesta que o ambiente construído atende a rigorosos e mensuráveis padrões de saudabilidade e bem-estar, isto é, busca evitar possíveis interações nocivas com a vida daqueles que ali residem ou trabalham. Já os profissionais certificados com o selo são capacitados a projetar, conduzir a edificação, coordenar o processo de certificação, vistoriar, e, para profissionais ligados à saúde, orientar seus pacientes sobre a manutenção dos espaços saudáveis. Os produtos certificados com o selo atendem rigorosos parâmetros de salubridade em seus componentes e, ou, características e, dessa forma, poderão ser empregados na edificação tanto nas fases de construção ou renovação, sem prejuízo à saúde daqueles que os aplicam ou dos usuários finais, isto é, aqueles que se utilizarão daquele ambiente depois de concluído. Os materiais e procedimentos para a manutenção dos espaços construídos receberão o selo se atenderem aos critérios de salubridade em sua atividade, garantindo, dessa forma, que as atividades de limpeza e manutenção não empreguem produtos ou técnicas prejudiciais à saúde dos seus usuários.

Marcos Casado (@marcoscasado1)

Engenheiro civil, atuou como gerente técnico do Green Building Council Brasil e foi gestor de obras no ABN AMRO Real. É diretor do HBC Brasil – Healthy Building Certificate.

Palestra online com os responsáveis pelo escaneamento 3D do Museu do Ipiranga e pelas obras de restauração

Artigo Anterior

A importância de conhecer outras áreas

Próximo Artigo

Separamos para você