Indispensável em todo lar, o sofá é, sem dúvidas, um dos mobiliários com modelos mais diversos. Disponível em diferentes tamanhos, formatos e tecidos, é capaz de atender a diferentes funcionalidades e deve ser escolhido de acordo com o ambiente em que será inserido. Aqui vão algumas dicas:
Local e função
Cada ambiente pede por um tipo específico de sofá. Antes de determinar as medidas, pense qual o objetivo daquela peça – se jogar para ver um filme? Receber bem? Em home theaters, por exemplo, os modelos mais profundos e com chaise são ideais. Para uma sala de estar, por sua vez, o melhor são aqueles com estofado mais firme e encosto mais reto.
O ambiente determina a medida
Uma regrinha fácil e infalível: é o ambiente que vai determinar o tamanho do sofá, garantindo equilíbrio e boa circulação. Por isso, é sempre importante ter anotado as medidas do cômodo. Por via de regra, deixe 60 cm livres ao redor do sofá, para não comprometer a passagem, e respeite as medidas da casa. Em média, sofás de dois lugares costumam ter cerca de 160 cm de comprimento; de três lugares, por sua vez, contam com 200 cm. A profundidade pode variar de acordo com o gosto e necessidade de cada um.
Cuidado com os revestimentos
Por fim, está na hora de escolher o revestimento e cores do sofá. Além da função estética, os tecidos influenciam na usabilidade da peça – casas com crianças ou pet precisam de revestimentos resistentes como lonas e suede. Cores escuras também são boas pedidas, pois disfarçam a sujeira e evitam manchas. Para ambientes clássicos, o couro é sempre uma boa pedida, aliando resistência e elegância. E, para áreas externas, opte sempre por tecidos tecnológicos, que repelem água.
Cristiane Schiavoni (@cristianeschiavoni)
Arquiteta pela FAUUSP, toca há duas décadas seu escritório com projetos de arquitetura, interiores e reformas marcados pela ousadia no uso de materiais e acabamentos inovadores e versáteis.